Encontro anual da Comes
Karen Bueno – “Com o Fundador exaltamos a Mãe de Deus, Rainha dos corações orantes”, esse é o lema do retiro anual da Comunidade de Oração Mariano-Eucarística de Schoenstatt (Comes), que aconteceu nesse final de semana, de 19 a 21 de outubro, em Atibaia/SP. Dias de silêncio, contemplação, dias de encontro consigo próprio e com Deus levaram 65 pessoas, aproximadamente, a mergulhar no ritmo do coração do Bom Deus, bem próximos ao olhar da Mãe.
“Nós escolhemos esse tema porque é o ano do fundador e estamos inserindo a Comunidade nessa corrente. Também fazemos, atualmente, uma preparação para a coroação da ‘Rainha dos Corações Orantes’, que é a imagem da Mãe que fica em nossa capela das Irmãs Adoradoras. Como os membros da Comunidade fazem parte do círculo externo da adoração, estamos movimentando a todos para também participarem dessa coroação e conquistarem essa coroa”, conta a Ir. M. Sara Amaral, Irmã Adoradora, do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt.
Impulsos para a coroação
A Comes é formada por um círculo de pessoas (em torno de 10 mil), dos mais variados lugares, que se unem para rezar pela Igreja, pelo Papa, pelo Brasil e o mundo. Cada um dedica o tempo que for possível de oração, por exemplo: uma hora por dia, uma vez por semana, uma vez por mês, etc., podendo rezar da própria casa ou de alguma igreja.
Nesse retiro, no sábado de manhã a Ir. M. Inácia Bett conduziu uma meditação, refletindo sobre o sentido da coroação: “Se tu, Rainha, vais comigo, todos os êxitos e vitórias do dia a dia serão tuas vitórias… Mãe, precisamos da força e de tua presença em todos os momentos da vida”.
A primeira palestra, dada pelo Pe. Francisco Gonçalves, da Diocese de Itapetininga/SP, também deu um impulso à coroação. “A melhor coroa que a Mãe quer preparar é o nosso coração”. Ele comenta: “A centralidade, no quadro da Mãe, é Jesus. De vez em quando é bom se deter e prestar atenção na imagem da Mãe. Trazemos sua imagem estampada nas camisetas, nos celulares, nas agendas, mas não a contemplamos. Não podemos ter medo de anunciar Maria, de levar Maria para as pessoas, de colocá-la ao lado de Jesus. Foi ela quem fez a primeira procissão de Corpus Christi, foi a primeira a caminhar com Jesus”.
Recordando o fundador de Schoenstatt, Pe. Francisco diz: “O Pe. Kentenich é um homem atual, não só sobre a realidade brasileira, mas a mundial. Ele entendeu bem o sentido da Mariologia e a importância de Maria para cada cristão”. Na palestra, ele também faz um alerta: “Precisamos tomar cuidado de não sermos ‘papagaios do Pe. Kentenich’, (só repetir suas palavras e ensinamentos), mas vivenciar aquilo que ele nos ensinou”.
Momentos de adoração, terço, outras palestras fizeram parte da programação. O Pe. Francisco deu toda a formação nesses dias de encontro e presidiu os momentos de adoração e celebração eucarística.
Aliança de Amor
A Sra. Maria Aparecida Rosa, de Jundiaí/SP, faz parte da Comes há dois anos. Ela conta: “Eu me encontrei dentro da espiritualidade de Schoenstatt, era isso mesmo que eu estava buscando, e a Comunidade aumentou meu conhecimento sobre o Movimento. A oração trouxe muita mudança em minha vida, temos Maria como Educadora e aprendemos com ela a crescer na fé, a ter mais paciência; aprendi muito, a comunidade só me enriquece”. Ela também diz: “Eu rezo da minha casa e, às vezes, da capela do santíssimo; rezo por toda a Igreja, por todas as famílias e pelos governantes do mundo inteiro, pelo nosso Papa e as crianças da Campanha Infanto-juvenil, que sou coordenadora”.
No sábado à noite os participantes do retiro celebraram a Aliança de Amor de oito pessoas da Comunidade de Oração. Uma delas era Eduardo dos Santos, de Santo André/SP: “A Comunidade é muito importante, quando nós rezamos unidos, isso fortalece nossa oração uns pelos outros. É uma bênção ter a Mãe como companheira nossa na caminhada. A Aliança traz uma responsabilidade, para eu ser fiel à Mãe, sabendo que ela está sempre junto comigo, porque sozinho eu não sou capaz, só com a graça de Deus mesmo eu consigo ser fiel”.
Data da coroação
A Sra. Divanil Brambila Benvenuto, de São Pedro/SP, vive um momento difícil de dor e encontra novas forças na Comes: “Faz pouco tempo que eu participo da Comunidade, mas já é uma bênção. Prometi uma hora de oração diária e eu rezo em casa. Primeiro eu rezava com meu marido, mas faz três meses que ele faleceu. Eu sempre agradeço, porque sei que tem outros rezando por mim e isso nos faz mais fortes”.
A coroação da ‘Rainha dos Corações Orantes’ será no próximo retiro da Comes, entre os dias 26 e 28 julho de 2019. A Ir. M. Sara convida todos que desejam a participar nessa corrente de conquista e salienta: “Cada um parte com um propósito para essa coroação e estão saindo todos muito contentes, também com a meta de conquistar mais membros para a Comunidade de Oração”.