O Movimento de Schoenstatt do Brasil estava presente no jubileu
Cláudia Maria Ferraro – Representantes da Família de Schoenstatt do Brasil Tabor participaram nas comemorações jubilares do primeiro Santuário Filial de Schoenstatt, no Uruguai. O Santuário de Nueva Helvecia completou, no dia 18 de outubro, 75 anos de fundação. A partir dele – e enraizados no Santuário Original, em Schoenstatt – surgiu uma grande corrente de Santuários Filiais, que hoje alcança o mundo todo.
Entre os brasileiros participantes, estavam presentes um grupo da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt da Diocese de Taubaté/SP e um grupo da Família de Schoenstatt de Santa Maria/RS.
Os gaúchos enfrentaram, com muita alegria, uma viagem de dez horas para conhecer o festejar jubileu. “É um sonho que se realiza”, diz Sandra Forgiarini, da Liga de Mães de Santa Maria.
Os festejos iniciaram com todos unidos em oração, participando da Renovação da Aliança, no dia 18 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Montevidéu. Antes da Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Tommy Nin Mitchell, houve o terço luminoso, conduzido pela Família de Schoenstatt uruguaia. “Renovar a Aliança de Amor com os irmãos da Família de Schoenstatt do Uruguai foi muito emocionante, trouxe a certeza de que a Mãe cuida de nossa caminhada”, comentam Idalina e Gustavo R. Monteiro, de Taubaté.
Grupo da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt de Taubaté/SP
Revivendo a história
No sábado, dia 21 de outubro, finalmente se deu a grande alegria de chegar à cidade de Nueva Helvecia, onde foi construído o primeiro Santuário Filial da MTA. Além da Santa Missa, houve alguns momentos de formação e reflexão.
A Ir. M. Elizabet Parodi falou sobre os desafios das famílias e o Pe. Tommy Nin Mitchell fez um breve relato sobre a história da construção do primeiro Santuário Filial. Em seguida houve também um terço luminoso, em frente ao Santuário, e o envio de novos missionários da Campanha da Mãe Peregrina. O dia se encerrou com um jantar festivo em um clube da cidade, onde muitas homenagens foram feitas aos pioneiros do Movimento de Schoenstatt no Uruguai. “O que mais me tocou foi a maravilha das graças recebidas por todos que contribuíram com a construção do Santuário e a paz que sentimos no local”, dizem Rose e Paulo Souza, de Taubaté.
Grupo da Família de Schoenstatt de Santa Maria/RS
Com a bênção do Papa
No domingo, dia 22, aconteceram espetáculos e a benção da ‘Casa-Museu Padre Kentenich’, com a celebração de duas missas, ambas presididas pelo Bispo Carlos Maria Collazzi. No final da Santa Missa foi lida a Benção Papal, oferecendo a indulgência plenária para quem participou do jubileu e estava preparado com as devidas condições.
“Ficamos muito felizes de comparecer e compartilhar as alegrias e bênçãos desses dias festivos. Em especial os momentos espirituais, como a Missa da Renovação da Aliança e a missa de encerramento, com a benção papal”, salientam Ângela e Rui Sacramento, de Taubaté.
Depois que o Santuário de Nueva Helvecia foi inaugurado, muitos outros surgiram pelo mundo e hoje cerca de 210 estão espalhados em vários países. No Brasil, atualmente, existem 23 Santuários Filias da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em vários estados: clique para conhecer.
Fotos: Idalina Maria Monteiro / Schoenstatt Uruguay (Jorge Passos)
1 comentário