“Feliz o povo, feliz a paróquia que convida a Mãe de Deus para morar em seu meio”
Ir. M. Rosequiel Fávero – O domingo, 21 de outubro, foi de alegria para os devotos da Mãe e Rainha da Paróquia São Roque, de Faxinal do Soturno/RS, e para toda a Campanha da Mãe Peregrina da Arquidiocese de Santa Maria/RS. Nesse dia realizou-se a festa do ‘Santuário do Bosque’, como é conhecido o oratório da Mãe Três Vezes Admirável no município. Como acontece cada ano, centenas de devotos de toda a região conhecida por ‘Quarta Colônia’ (de imigrantes italianos) e Santa Maria participaram da procissão, Missa e almoço festivo.
O Oratório da Mãe e Rainha, em Faxinal do Soturno, foi inaugurado em 1950 e visitado pelo Pe. José Kentenich em abril do ano seguinte. É um ‘Santuário em miniatura’, cujo altar reproduz quase todos os elementos presentes nos Santuários filiais. De 1949 a 1953, foram construídos 19 desses oratórios nas paróquias dos Padres Palotinos, nos arredores de Santa Maria. Em Faxinal do Soturno, a comunidade paroquial, especialmente pela Campanha da Mãe Peregrina e pelas visitas anuais do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, guardou o amor à MTA e o sentido para a Aliança de Amor selada com ela. Por isso, o oratório é considerado um dos Santuários Paroquiais mais antigos do sul do Brasil.
Tempo de celebrar
Com direito a um tríduo muito participado, a Festa da Mãe e Rainha começou junto ao Oratório, levando o andor da Mãe e Rainha em peregrinação. Muitos missionários da Mãe Peregrina da Arquidiocese de Santa Maria participaram da procissão. No caminho foi feita uma parada junto ao monumento de São Cristóvão, para a já tradicional bênção dos motoristas e das chaves dos carros.
A igreja matriz ficou repleta de pessoas para a Missa que concluiu a procissão, ao receber os cerca de 800 peregrinos deste dia. Na sua homilia, Pe. Jerônimo José Brixner, sacerdote palotino, situou a festa dentro das celebrações dos 50 anos da morte do Fundador, Pe. José Kentenich, apresentando um audiovisual sobre a vida do Fundador. Ele também dá ênfase à visita do Pe. Kentenich a Faxinal do Soturno, na década de 50, e recorda sua mensagem: “Feliz o povo, feliz a paróquia que convida a Mãe de Deus para morar em seu meio”.
A celebração foi concluída com a renovação da consagração a Nossa Senhora e o reenvio dos missionários e missionárias presentes. Depois, como corresponde a uma genuína festa italiana, o almoço foi servido aos participantes. Agora, já existe entre todos a expectativa pelos 70 anos do oratório, em outubro de 2020.
Fotos: Dionete Munareto / Tiago Giacomini Prevedello