O sol brilhou e iluminou de forma especial a cidade de Garanhuns/PE na manhã de sábado, 3 de novembro. Ali acontecia um evento único e inédito para região nordeste: uma cerimônia de Vestição das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Cinco jovens, naturais deste regional, foram as protagonistas da manhã.
O Santuário Tabor da Santidade de Todos os dias estava “vestido” para a festa e parecia refletir a alegria de todos os parentes, amigos e peregrinos. A maioria nunca havia participado de tal cerimônia. Assim, foi emocionante para todos receber as noivas, com seu vestido e véu de pureza. Alguns membros da Família de Schoenstatt nos contam:
“Viver a experiência de uma Vestição, aqui em nosso regional, foi experimentar toda a força e riqueza do Movimento de Schoenstatt. Foi uma forma especial e diferente de sentir e viver o carisma do nosso Pai e Fundador, especialmente por termos, entre as noviças, uma jovem e amiga que saiu das fileiras da nossa Juventude. A felicidade foi dupla e saímos com a certeza de que somos ainda mais Família e estamos cada vez mais unidos. Hoje sou ainda mais Schoenstatt e ainda ganhei uma “irmã” Irmã de Maria de Schoenstatt!”
Suellen Figueiredo, Juventude Feminina de Schoenstatt
“Tivemos a graça de ser presenteados com o “sim” de cinco novas jovens a uma vida consagrada ao Senhor, como Irmãs de Maria de Schoenstatt. Foi enriquecedor para nós, schoenstattianos, acompanhar a novena em preparação à cerimônia de Vestição, nos remeteu ao sobrenatural, ao divino. Ficou nítido para nós o que diz o Documento de Puebla (882), que a vocação é “a resposta de um Deus Providente a uma comunidade orante”. Pois, há pouco, a Família de Schoenstatt do Nordeste se preparava espiritualmente para celebrar o Jubileu de Prata do Santuário Tabor da Nova Evangelização, o primeiro Santuário Filial do Nordeste e que tem por missão disseminar a cultura da Aliança em solo nordestino. Assim, tivemos a graça de cinco novas vocações surgirem de nossas terras: Alagoas, Ceará e Pernambuco”.
Kleriston Azevedo e Vanessa Campos, Liga de Famílias de Schoenstatt
Participar desse momento foi uma grande benção e nos levou a entender a importância das Irmãs de Maria para nosso Movimento nos dias atuais. Perceber, no semblante de cada uma das cinco jovens, o transparecer a imagem viva de Maria fez-nos sentir ainda mais família schoenstattiana. Uma emoção inenarrável que nos levou a refletir sobre a necessidade de vivermos o carisma do Movimento com mais intensidade. Por fim, foi entender na íntegra o que significa: “Deixar tudo, que é nada, para abraçar o verdadeiro tudo que é Deus!” Foi simplesmente emocionante e encantador.
Taciana Ferreira, Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt
Fotos: Taciana Ferreira