Mais uma jovem recebe as vestes e se torna Irmã de Maria
Ir. M. Rosequiel Fávero – Há exatamente uma semana, um grupo de cinco jovens nordestinas ingressou oficialmente como noviças no Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Aumentando a alegria dessa festa, nesse sábado, dia 10 de novembro, mais uma jovem veio completar o curso. Ela recebeu o traje de Irmã de Maria, junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, na cerimônia de Vestição.
A jovem noviça Renata Zanchin, natural de Frederico Westphalen/RS, irradiava grande alegria ao ingressar na Capela Tabor, lotada de pessoas. Vestida de branco, com véu e grinalda, ela manifestava seu desejo de consagrar-se virginalmente ao Senhor, como a Mãe de Deus. Acompanharam-na durante a procissão de entrada suas Irmãs de Curso, que haviam recebido o traje de Irmã de Maria uma semana antes (leia a notícia).
Dom Elói Roggia, bispo emérito da Prelazia de Borba, presidiu a Eucaristia. Na homilia, ele afirma a importância desse dia para a Igreja, porque mais uma pessoa escolheu, de livre vontade, seguir Jesus mais de perto na vida consagrada, como Irmã de Maria de Schoenstatt. Dom Elói traça um paralelo entre solenidade da Vestição e o Evangelho da Anunciação: como o ‘sim’ de Maria produziu o melhor fruto do mundo, Jesus Cristo, também o ‘sim’ da Renata deve ajudar a gerar Jesus para muitas pessoas; pois este é o verdadeiro objetivo da consagração religiosa: dar Jesus às pessoas.
Bem unidas ao Pai
A grande expectativa de todos era ver a noviça vestida como Irmã de Maria. Após receber todas as partes do traje, em seguida da homilia, ela sai e retorna vestida como Irmã. Junto com ela retornaram as seis Irmãs que compõem seu curso, levando a imagem do Pe. José Kentenich e lírios. A partir de agora ela se torna a Ir. M. Renata Zanchin.
O dia continuou de festa em Santa Maria, com os cumprimentos às noviças e um almoço festivo no Centro Mariano.
O curso inicia agora um período muito importante de sua formação, o ‘noviciado fechado’, permanecendo cinco meses na Casa de Formação com aulas e mais tempo de oração que outras Irmãs. Dessa forma, se preparam para sua missão como Irmãs de Maria para a Obra de Schoenstatt, a Igreja e a sociedade. E, a partir dessa base, poderão concretizar o lema que escolheram para a sua Vestição: “Eu escolho a MTA e o Schoenstatt como o meu caminho de Santidade”.
Clique para ver as fotos: parte 1 / parte 2
Fotos: Marcia Kazumi
1 comentário