Aquele que “Amou a Igreja” é recordado como Pai e Profeta
A Família de Schoenstatt se uniu às autoridades da Igreja nessa terça-feira, 13 de novembro, para celebrar o Ano Pe. Kentenich em Roma. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e concelebrada por Dom Ignácio Sanna, arcebispo de Oristano, pelo Pe. Alexandre Awi Mello e mais 20 sacerdotes de 12 países. Essa solenidade realizou-se na igreja Santa Maria del’anima, que fica na Piazza Navona.
A celebração recorda os 50 anos de falecimento do Pe. José Kentenich e, para ela, foram convidados cardeais, bispos e padres do Vaticano, assim como membros e representantes de outros Movimentos e dirigentes da Família de Schoenstatt. A igreja Santa Maria del’anima (ou Igreja de Nossa Senhora da Alma), por herança, é a igreja nacional da Alemanha em Roma.
Respondendo aos desafios e mudanças do nosso tempo
Com cerca de 150 participantes, a celebração foi organizada pela Coordenação Internacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt e pelo Secretariado Internacional pela canonização do Pai e Fundador. Embaixadores e autoridades da Santa Sé, representantes de outros movimentos eclesiais e associações, membros dos vários ramos da Família de Schoenstatt na Itália estavam presentes.
A conclusão do Ano Pe. Kentenich, no coração da Igreja, foi uma boa ocasião para tornar o fundador ainda mais conhecido e seu carisma mais presente nas esferas romana e italiana. Sua vida e Obra hoje são consideradas um tesouro precioso para a Igreja. “Sim, acreditamos que, por meio do Pe. Kentenich, Deus nos confiou um carisma para contribuir com a missão evangelizadora da Igreja hoje. O Pe. Kentenich queria que se escrevesse apenas duas palavras em sua lápide: ‘Dilexit ecclesiam’. Ele amava a Igreja. Esse é o nosso legado e compromisso. Unidos na Aliança de Amor com Maria, queremos servir fielmente a Igreja e ajudar a responder aos desafios e profundas mudanças culturais do nosso tempo”, com essas palavras o Pe. Eduardo Aguirre, postulador geral da Causa de Canonização do Pe. Kentenich, cumprimentou os presentes no início da celebração.
Um presente para a Igreja
O Cardeal Farrell elogiou a contribuição do Pe. Kentenich para a Igreja do seu tempo. Sua homilia foi um verdadeiro compêndio sobre a vida do Pe. Kentenich. Ele fez um convite a todos os presentes para conhecerem o Pai e Fundador de Schoenstatt e deu um impulso a se entusiasmarem com suas ideias e propostas pedagógicas. Ao descrever os eventos mais importantes da vida do Pe. Kentenich, o Cardeal enfatizou sua contribuição à Igreja de seu tempo, o que também é verdade para nós hoje.
No final da celebração, todos os presentes se consagraram a Maria e se comprometeram a, com a Mãe Três Vezes Admirável, “construir, de acordo com o que o Pai nos ensinou, uma história de amor filial, livre e total diante de Cristo, o verdadeiro e o único Senhor do tempo e da história”.
Após a cerimônia, todos foram convidados para uma recepção na grande sala da biblioteca do Instituto Anima.
Com informações de schoenstatt.de, por Pamela Fabiano