Uma festa: celebrando os 25 anos da União
Karen Bueno – Crianças por toda parte e de todas as idades, casais jovenzinhos e outros mais experientes, pais, mães e filhos… Alegria e disposição não faltam, pois hoje inicia o III Encontro Territorial da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt. Assim amanheceu esta sexta-feira, 16 de novembro, no Santuário de Atibaia/SP. Mais de 500 pessoas chegam, de perto e de longe, para o encontro da comunidade, para, cada vez mais, ser “Família Santa do Pai, Tabor para o Mundo”.
Esse encontro é nacional e comporta pessoas de todo o país. Maria Cristina e Luciano Scaliza vêm de Marabá/PA para seu primeiro encontro territorial. “Nós desejamos compartilhar um tempo especial, no qual aprendemos a viver como o Pe. Kentenich nos quer, como uma única família. O tempo urge que nós nos tornemos famílias santas, cada dia mais, para que a gente possa fazer do Brasil um Tabor, como nosso fundador mesmo pediu”.
Entre gerações
Há casais jovens na comunidade, como Andressa e Ricardo Kfouri, de Curitiba/PR: “Este é nosso primeiro encontrão, então tudo é novidade e achamos lindo. Nós, que somos da União, temos uma caminhada semelhante, somos famílias que comungam do mesmo ideal e experiências, então é muito gostoso ver os sorrisos, a acolhida, a gente se sente em casa, em família. Acreditamos que esse encontro vai nos trazer muitas experiências boas”.
Há também famílias que fizeram parte do início da comunidade no país, como Gilberto e Terezinha Packaeser de Souza, de Santa Maria/RS. Eles são do primeiro curso da União de Famílias do Brasil. “Após 25 anos, olhar a União é uma vitória, ficamos alegres e emocionados; há um crescimento bem numeroso atualmente, também um crescimento interior grande. É importante estar unido com toda a comunidade para a gente se fortalecer, se integrar, nos conhecermos mais, trocarmos experiências, vivências, ver o tamanho da nossa família, que vai crescendo”. Eles também dizem: “O mais marcante, para nós, é a integração entre as famílias, entre os cursos, a integração dos nossos filhos, tudo vem a somar para o nosso crescimento”.
Uma festa!
A alegria e o espírito de família são nítidos entre todos. Os dirigentes territoriais da União de Famílias no Brasil se alegram: “Esse encontro é uma festa, uma celebração. E, para que isso aconteça, a alegria é imprescindível – isso nós temos de sobra. Todos chegam muito motivados, passando por cima de todas as dificuldades que tiveram – que não foram poucas – todo mundo num espírito tão aberto, tão dócil. É um espírito de alegria que permeia todo o encontro”, dizem Gines e Bernadete Ponce, de Londrina/PR.
Os dirigentes territoriais também explicam: “Por traz de toda essa movimentação, nosso principal objetivo é o fortalecimento das vocações, para que o casal possa sentir: eu estou no lugar certo! Porque a vocação é uma confirmação constante, todo dia você busca descobrir a vontade de Deus. Queremos promover esse clima de unidade, de alegria”.
Convite
A União de Famílias convida toda a Obra de Schoenstatt a participar da Santa Missa de encerramento. Ela será no dia 18 de novembro, às 11 horas, na Tenda dos Peregrinos, com a renovação da Aliança de Amor.