Com olhar no passado e no presente para ser protagonista da história
Ariel Stival – O X Fórum Nacional da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) já iniciou. Os representantes das cidades de todo o Brasil estão reunidos em Caieiras/SP, de 15 a 18 de novembro, para trabalhar pelo futuro do ramo.
O cronograma oficial iniciou com a apresentação das atividades que geraram vida aos jovens de cada regional no último ano. Já neste Fórum, os dirigentes estão comemorando nove anos da descoberta do Ideal Nacional do Ramo – Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor. O secretário nacional, Paulo Zambolin, realizou uma reconstituição da história do Jumas Brasil, iniciando em 2003, com a primeira atividade a nível de país, perpassando o caminho de fóruns e encontros nacionais, além de conquistas importantes para a juventude.
A missa de abertura foi presidida pelo assessor do regional Sul, Pe. Clodoaldo Kamimura, nela os jovens puderam se motivar com a presença real de Cristo. Ao final da celebração toda a juventude reunida abençoou e se comprometeu em orações pelo Diácono Deilton de Souza, que será ordenado sacerdote no próximo sábado.
Juventude e Igreja
A parte formativa do dia teve como assunto ‘Jumas e a Igreja’. A primeira conversa foi com o jovem Daniel Lawand, que estava representando a Juventude Masculina no Encontro Nacional de Movimentos e Novas Comunidades. Daniel apresenta a importância do Jumas, frisando que os membros podem e devem participar das dioceses e contribuir nos setores da juventude, pois, sendo Igreja, os jovens têm o dever de olhá-la como um todo.
Dando continuidade ao tema, o jovem Lucas Galhardo apresentou sua vivência representando Schoenstatt, os jovens do Brasil e do mundo no Sínodo dos bispos sobre a juventude, que teve como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. O exercício de escuta, o exercício de discernimento e a sinodalidade (ato de caminhar juntos), foram os três elementos mais marcantes para ele.
De maneira geral os bispos e a juventude trataram diversos temas, inclusive alguns que já são característicos para a juventude. Entre eles: a sinodalidade; o protagonismo; o discernimento vocacional; a paternidade; o acompanhamento; o espírito missionário; a espiritualidade e o exigir-se ao máximo.
Ao fim desse primeiro dia de fórum nacional, já há projeção que será um encontro com muita fé e crescimento para os jovens. O tema gerador do dia foi ‘Vinculados por Maria’, trabalhado pelo regional sul na vivência da noite e encerrando as atividades.
Fonte: jumasbrasil.com.br