Com a mão no pulso do tempo
Ariel Stival / Karen Bueno – Representantes da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas), de todo o Brasil, se reuniram nesse final de semana para seu X Fórum Nacional. De 15 a 18 de novembro, a cidade de Caieiras/SP abrigou debates, conversas, orações, vivências e muita vinculação entre os dirigentes.
O cronograma oficial iniciou com a apresentação das atividades que geraram vida aos jovens no último ano. O primeiro dia foi permeado pela retrospectiva histórica e o tema ‘Jumas e a Igreja’. A conversa, sobre esse tema, iniciou com Daniel Lawand, que representou a Juventude Masculina no Encontro Nacional de Movimentos e Novas Comunidades. Ele frisou que o Jumas pode e deve participar na vida das dioceses e contribuir nos setores da juventude.
Dando continuidade ao tema, Lucas Galhardo falou sobre sua vivência no Sínodo dos Bispos, em Roma. O exercício de escuta, o exercício de discernimento e a sinodalidade (ato de caminhar juntos), foram os três elementos mais marcantes para ele.
Temas atuais
No segundo dia foi montado o plenário, composto por dois representantes de cada cidade, por um representante da equipe de comunicação e pela Secretaria Nacional – um total de 58 jovens votantes. Mais de dez temas foram elencados para discussão e reflexão, entre eles: Como fortalecer a presença apostólica do Jumas em ações sociais?; Como interferir na realidade universitária/educacional?; Como trabalhar o tema das vocações?; As linhas de trabalho para a nova geração; entre outros.
Eles foram, então, separados sete grupos de trabalho, que meditaram alguns dos temas. Após as discussões, os líderes se reúnem novamente num plenário para dar início às conversas e realizar possíveis votações.
A parte formativa desse dia ficou a cargo de Paulo Zambolin e Pedro Miguel Nassif, de Londrina/PR, que apresentaram as correntes de vida do Jumas e da Família de Schoenstatt a nível internacional. Além de tudo isso, tiveram o primeiro contato com o Santuário de Caieiras – já que o Fórum realizou-se num colégio da cidade.
Ação social
No sábado, mais seis temas foram levados às discussões. Outro momento marcante foi um passeio, como ação social, no centro de São Paulo. A Juventude visitou pontos turísticos da capital, como o Teatro Municipal e o Mosteiro de São Bento, ao final do trajeto foram à Catedral da Sé. Ali, os líderes se dividiram em quatro grupos para conversar com os moradores de rua; os jovens também pediram alimento nos estabelecimentos e partilharam do próprio lanche. Para aprender mais, visitaram a sede do “Projeto Belém”, conversando com ex-moradores de rua que hoje ajudam a reabilitar dependentes químicos.
As atividades do dia se encerraram com uma cantata no Santuário.
Decisões
O último dia de Fórum foi permeado por decisões importantes. Os líderes discutiram e votaram mais três temas, além de votar nos novos membros da Secretaria Nacional.
Desde já o Jumas se prepara, com orações e entregas ao Capital de Graças, para celebrar os dez anos de seu ideal nacional: “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”.
Na Santa Missa de encerramento foram anunciados os nomes dos novos secretários regionais e nacionais:
Secretário Nacional: Daniel Ceccon, de Campinas/SP
Vice-Secretário Nacional: Andrei Viana, de Porto Alegre/RS
Regional Paraná: Diego Henrique Tozetti, de Cornélio Procópio/PR
Regional Sudeste: Igor Martins, de Campinas/SP
Regional Nordeste: Lucas Santos, de Garanhuns/PE
Regional Sul: Victor Pegoraro, de Seberi/RS
Também foram apresentadas as próximas datas nacionais do ramo: em 15 de novembro de 2019 o regional Paraná recebe o XI Fórum Nacional. Em 31 de novembro de 2020 o Fórum chega, pela primeira vez, ao regional nordeste. E, no ano de 2021, o regional sul recebe o Encontro Nacional dos 65 anos do Jumas Brasil, em Frederico Westphalen/RS.
Este fórum foi marcado pela vinculação e unidade do Jumas Brasil e tudo o que foi decidido vai entrar para a história nacional e gerar vida para todos os locais do Brasil.
Leia as matérias completas no site do Jumas Brasil: