Como as representantes da Jufem Brasil tem se preparado para o evento internacional?
Pamella Carvalho – A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está cada dia mais perto. Entre os dias 22 e 27 de janeiro, a juventude católica de todo o mundo se reúne no Panamá, com o Papa Francisco. Na semana anterior, a Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) encontra-se à sombra do Santuário Familia de Esperanza, em San José, na Costa Rica, para seu encontro internacional, chamado “Híneni” (Eis-me aqui). Nos dois eventos, a Jufem Brasil será representada por 32 meninas e as assessoras Ir. Eliza Maria Silva e Ir. M. Lidiane Francisconi.
Com muitas renúncias, entregas e sacrifícios, as meninas têm se preparado física, espiritual e financeiramente. Desde abril, muitas delas realizam promoções, rifas e contam com a ajuda de muitas pessoas para a concretização do sonho.
Cristiane Dominico Lacerda, de 23 anos, é exemplo disso. Participante da Jufem de Guarapuava/PR, a jovem, inicialmente, não acreditava ser possível participar dos eventos em terras internacionais. Por conta da faculdade, financeiramente parecia impossível, porém, pelo incentivo de amigos e familiares, Cristiane decidiu ir também.
“Conto com ajuda de muita gente, pois é uma viagem cara. Mas, a cada instante, a Mãe de Deus tem colocado pessoas dispostas a ajudar quando mais precisamos. Minha expectativa com relação à Jornada e ao encontro internacional da Jufem é grande. Desde a JMJ do Rio de Janeiro ouço falar que é uma experiência inesquecível e preciso participar e aproveitar o momento único. Então, para uma primeira vez em terras internacionais, com a oportunidade de estar pertinho do Papa Francisco e dividir vivências com jovens do mundo todo, eu só tenho a agradecer”, conta a jovem.
Preparação de corpo e alma
Entre as representantes do Regional Paraná surgiu o sonho de realizar uma grande ação, um evento pelo qual todas teriam a oportunidade de ter um auxílio financeiro e, além disso, vincularem-se trabalhando juntas. Assim, surgiu o 1º Acelera Natal. A corrida de rua que acontecerá no dia 16 de dezembro, em Jacarezinho, no norte do estado, foi idealizada pela Jufem sob a confiança filial na Mater (saiba mais).
Em preparação a esses eventos (a corrida, o Híneni e a JMJ), todos os dias as meninas correm ou caminham durante 30 minutos, oferecendo isso como contribuição ao Capital de Graças. Fisicamente é uma oferta necessária, pois todas têm consciência de que a JMJ é uma vivência ímpar, mas cansativa, e que precisa de muita entrega espiritual.
Aumentando o preparo físico para os intensos dias no Panamá, as meninas também vivenciam uma qualidade de vida elevada e entram no espírito da corrida que organizam. Além disso, todos os dias, às 18 horas, unem-se espiritualmente rezando a oração do Rumo ao Céu “Por tudo, te agradeço”. Os versos 559 e 560 foram especialmente escolhidos em gratidão pelas graças que, cegamente, a Jufem confia que acontecerão para a corrida e, principalmente, no Híneni e na JMJ.
Tudo vale a pena!
Cristiane, que além da corrida realizou outras promoções, muitas vezes viu-se desanimada. Porém, confia que a MTA guia bondosamente seus fiéis filhos. “As dificuldades são tantas ao longo desse caminho, que às vezes dá vontade de desistir, porque o dinheiro arrecadado nem sempre é suficiente. Mas, a Mãe de Deus não deixa, nunca, um filho seu perecer. Então, vemos que nada é impossível e, aos poucos, vamos conseguindo, pois a Mãe de Deus tem um propósito para cada uma nesta Jornada e acredito que ela tem algo especial para cada uma de nós. Por isso, todo esforço e dificuldade deve ser superado com alegria e confiança!”
Em exatamente dois meses iniciará a JMJ e, já antes disso, as meninas estarão embarcando rumo ao sonho do Hineni. Elas contam com a colaboração de todos, principalmente com as orações de toda a Família de Schoenstatt para que esse seja um momento especial de muito crescimento pessoal e espiritual.