Pe. Deilton preside sua primeira missa
Sueli Vilarinho – Dia 25 de novembro de 2018 o Santuário Sião, do Jaraguá, São Paulo/SP, foi agraciado pela primeira missa do Neo Sacerdote Deilton Coelho de Sousa. Estavam presentes os sacerdotes de seu grupo de formação, Padres de Schoenstatt de diversos países e integrantes dos vários ramos e comunidades da Obra de Schoenstatt, junto com os familiares e amigos do recém-ordenado sacerdote. Cerca de 400 pessoas acompanharam a Santa Missa.
O Pe. José Fernando Bonini, reitor do Santuário e superior da comunidade dos Padres de Schoenstatt no Brasil, acolhe o Neo Sacerdote e pede que ele presida a sua primeira missa.
Os pais do Pe. Deilton entraram solenemente com a imagem da Mãe Peregrina Auxiliar, com canto de acolhida e alegria, e, após, deu-se inicio à celebração de Cristo Rei.
“Que será deste menino?”
A homilia foi conduzida pelo Pe. José Fernando, que se dirige ao Pe. Deilton com gratidão por ter sido convidado a falar nesse dia solene. Ele inicia a reflexão explicando a imagem que é símbolo da Ordenação. Trata-se de um ícone no qual Jesus coloca sua mão sobre o ombro de um abade – chamado Mena – e esse abade tem sua mão estendida para abençoar. Na figura, Cristo está ao lado do seu sacerdote e o acompanha no ministério. Que significativo, pois, “aqui, Cristo abraça, anima e ensina o caminho”, diz o superior.
Agradecendo aos pais do Neo Sacerdote, Pe. José Fernando recorda as palavras de Oséias (11, 4): “Fui eu que ensinei Efraim a caminhar com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer”. Com essa passagem ele também se refere aos avós do Pe. Deilton, seus irmãos de Curso e todos que o ajudaram a crescer nessa caminhada até a ordenação.
Abraço e Amor de Cristo
Também na homilia, Pe. José Fernando convida a estar atento: “Na vida de um padre, como na vida de qualquer um, há desilusão, perde-se a paciência e tudo isso pode endurecer o coração – e isso é o pior que pode acontecer na vida de padre”. Ele aconselha: “Que na vida sacerdotal, possa transmitir o amor, mas também experimentar ser abraçado por Cristo, permitir que Cristo o abrace. Deixa-te amar pelo Senhor, permita que te ame e te abrace, esteja sempre atento, peça o abraço a Ele, que dá força, anima, garante que você possa cumprir sua missão como sacerdote”.
Celebrando a Festa de Cristo Rei do Universo, Pe. José Fernando diz que este é um dia muito querido, dia de olhar para Jesus, pois somos herdeiros do reino e Cristo é a referência ao amor; reina porque amou, reina porque se entregou por amor. “O amor é melhor companhia, acompanha na vida, na fidelidade, reina aquele que ama, que o teu sacerdócio seja expressão disso”.
Ao final da celebração, como o Santuário encontra-se em processo de revitalização, o Pe. Deilton foi convidado a repor Jesus Eucarístico no Tabernáculo. Também foi acesa a lâmpada sagrada e abençoada a imagem de São Miguel Arcanjo – todos os itens restaurados.
Em procissão, Jesus Eucarístico voltou ao Santuário e os padres foram abençoados pelo Neo Sacerdote. Todos os presentes receberam a bênção e comeram um bolo comemorativo desse dia de graças na vida do Deilton e da comunidade de Schoenstatt do Brasil.