Ir. M. Ana Paula Engelmann – “Com a Mãe e Rainha, sal da terra e luz do mundo!” Este foi o lema que impulsionou a 42ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt em Santa Cruz do Sul/RS, no domingo, 25 de novembro, festa de Cristo Rei. Foram mais de 35 mil peregrinos que percorreram 3,8 quilômetros até o Santuário, que vai completar 41 anos de existência no dia 11 de dezembro.
Às 8h30min iniciou-se a procissão, em frente à Igreja São José. Ali o bispo diocesano, Dom Aloísio Dilli fez a abertura e abençoou a água, símbolo do Batismo, pois, neste ano, a Diocese de Santa Cruz do Sul viveu o ‘Ano do Batismo’, dentro das reflexões sobre a iniciação cristã. Essa mesma água foi aspergida nos peregrinos quando chegavam ao Santuário.
Em seguida começou a caminhada, levando o andor da Mãe e Rainha, ornamentado. Na frente da procissão iam 27 coroinhas, ministros, escoteiros e voluntários. Atrás do andor seguia a multidão dos fiéis.
Durante o percurso juntou-se, a esta grande massa do povo, outros peregrinos que vinham de Vera Cruz/RS fazendo o mesmo trajeto e as mesmas meditações, levando consigo outro andor ornamentado. Em Vera Cruz a procissão iniciou às 7h45min.
Entre os milhares de peregrinos, haviam pessoas com pés descalços, os olhos cheios de lágrimas, levando flores, crianças vestidas de anjinhos… muitos chegaram para agradecer, pedir, confiar!
Às 9h30min os dois andores chegaram juntos ao Santuário e continuou-se a celebração Eucarística, iniciada na procissão. Dom Aloísio, em sua homilia, estimulou os peregrinos a serem luz no mundo, comparando esse ser luz com a lua, que precisa do sol para brilhar. “Também nós precisamos de Cristo para irradiar a luz, assim como foi Maria”, afirmou.
Após a comunhão, a Mãe Peregrina Auxiliar da Diocese foi levada por uma família até o altar, onde, com uma breve oração, foi solenemente coroada por Dom Aloisio como Rainha das Famílias, da Diocese, Rainha dos corações! Foi um momento de grande alegria e vibração.
A Família de Schoenstatt local se desdobrou na organização, na ornamentação e na acolhida dos peregrinos, a fim de que a romaria fosse um dia bonito e cheio de graças.
A Mãe se glorificou e não se deixou medir em generosidade nas graças e bênçãos que derramou sobre cada um dos que chegaram ao seu Santuário para reavivar a chama da sua fé.
Fotos: Dogival Duarte / Rádio Santa Cruz / Portal Arauto / Família de Schoenstatt