Um dia de festa para pais e filhos da Liga, União e do Instituto
Ana Paula Dal Pozzolo – O ensolarado domingo de 25 de novembro, dedicado a Cristo Rei, foi também o dia em que a Obra de Famílias de Schoenstatt realizou a 7ª edição do ‘Família Unida’, em Itaara/RS, junto ao Santuário Puer et Pater. O dia começou com a Santa Missa, presidida pelo bispo emérito da Prelazia de Borba/AM, o palotino Dom Elói Roggia, que introduziu o sentido da festa: ‘Celebração de Jesus ressuscitado, coroado como Rei, em seu reino de paz, de amor, sem exércitos nem riquezas’.
Devido ao grande número de famílias presentes, a celebração ocorreu no salão de eventos, próximo ao lago.
Novos Santuários Lares
Na ocasião, o grupo Divina Providência realizou a instituição dos seus Santuários Lares. Ao final da Missa, o grupo e demais famílias seguiram em procissão até o Santuário Puer et Pater onde receberam as bênçãos pela entronização de novas ‘igrejas domésticas’, reinos familiares para a Rainha de Schoenstatt.
Um momento de emoção, alegria e graças. Em coro, as vozes do grupo Divina Providência rezou com ardor filial: “Mãe, vem e toma posse de nossas vidas, de nossa família, vem tornar nossa casa uma Igreja doméstica, que já não é uma simples casa, mas teu pequeno Santuário, de onde também distribuirás as tuas graças”.
Profundamente impregnados pela aspiração de ser igreja doméstica, o casal André Batista e Ana Paula Silveira, integrantes do grupo Divina Providência, testemunham: “Momento muito especial em convidar a Mãe de Deus a se estabelecer em nossa casa, uma mistura de sentimentos e emoções acompanhada de grande responsabilidade, pois sabemos da graça especial que é ter a Rainha junto de nós. Além de vir fazer morada em nosso lar, veio também santificar e abençoar nosso dia a dia. Transformando a cada um de nós pela autoeducação e trazendo esperança e confiança em Maria como Mãe e Educadora”.
Tarde de integração e brincadeiras
O almoço integrou Instituto, União e Liga de Famílias de Schoenstatt, promovendo a partilha entre amigos, em um ambiente definido como ‘pedacinho do céu’ por Dom Elói.
Aproveitando a ampla participação, os grupos puderam apresentar seus integrantes e contar um pouco de sua história para a Família.
A seguir, as brincadeiras integraram pais e filhos: corrida do saco, a roda do bambolê, corrida maluca… O ponto alto da brincadeira foi vestir um ‘Padre José Kentenich’ (no céu nosso Pai e Fundador deve ter rido muito!). Uma gincana onde todos foram vencedores, pela diversão saudável, pela vivência familiar e pela fraterna união entre amigos de todas as idades.
Antes do futebol, uma breve pausa para hidratação e lanche para repor as energias. No gramado, as equipes masculinas jogaram algumas partidas de futebol, sem árbitro ou bandeirinha, mas com muita lealdade. E, na plateia, os familiares torceram e se divertiram com as jogadas, defesas ousadas e muitos gols. Vencedores? Sim! A FAMÍLIA, sempre unida.
Despedidas e testemunhos
“Tudo ótimo, tudo bom, tudo delicioso, nossas famílias ganharam muito hoje, Deus proveu maravilhas”, diz Solimar Costa.
“Nossos encontros são especiais. Que baita final de semana”, comenta Alessandro Rodrigues.
“Parabéns à equipe diretiva pelo encontro das famílias em Itaara, que dedicaram seu tempo para preparar a celebração, o almoço, as brincadeiras. Nossa Mãe e o Pai estão felizes pelos seus filhos”, dizem Lizete e Gilberto Copetti.
A Obra de Famílias de Santa Maria/RS pôde oferecer alegria e vivência em família ao Cristo Rei no dia de sua celebração.
Fotos: Diogo De Gregori / Aline Lopes