Tarde de reflexão e confraternização marca o encerramento das atividades de 2018
Poliane Bôsco – No último sábado, 1º de dezembro, os membros da Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG se reuniram no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG, para encerrar suas atividades do ano. O encontro realizado tem como objetivo refletir sobre as atividades do ano, se preparar espiritualmente para o Natal e compartilhar em Família.
O dia de confraternização começou com o Natal do CEI (Centro de Educação Infantil) Semente de Vida. As crianças da creche foram apadrinhadas e presenteadas por membros da Família de Schoenstatt.
Às 15 horas iniciou a Santa Missa, na Tenda de Celebrações, presidida pelo Pe. Afonso Wosny, diretor regional do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Sudeste. O coral Canarinhos da Mãe e Rainha, de Contagem/MG, deu ritmo a essa celebração.
Tempo de Espera
Na celebração do 1º Domingo do Advento, onde a 1ª vela deste tempo litúrgico foi acesa, Pe. Afonso salientou a importância dos símbolos e rituais que convidam cada uma a se preparar para a vinda de Jesus. Destacou que esses rituais também sejam vividos nos lares, como a preparação do presépio, promovendo a Igreja doméstica. Que espiritualmente todos se preparem para a chegada de Jesus no Natal.
Pe. Afonso ainda frisou que o Evangelho convida a uma atitude de espera, atenção, oração e força. Ficar atento e orar em todos os momentos, para receber a promessa que é ver o Filho do Homem que virá. Concluiu dizendo: “Que a gente veja Jesus no final deste Advento, que a gente experimente o profundo amor que ele tem por nós”.
Reflexão
Após a Santa Missa, Pe. Afonso proferiu algumas palavras aos membros da Família de Schoenstatt, propondo uma reflexão de como foi o ano de 2018, indagando se cada um pode dizer que foi realmente, em suas atitudes, um ‘Schoenstattiano’ neste ano que passou. Propôs também que todos vivam verdadeiramente o carisma de Schoenstatt em suas atitudes diárias, buscando a melhor forma de divulgá-lo em seu cotidiano. Convidou todos a viverem o lema “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”.
Cantata de Natal
Em seguida foi feita uma Cantata de Natal, um momento para agradecer e entregar os trabalhos realizados pela Família de Schoenstatt; com isso, juntos, constroem um vivo presépio para a chegada do Menino Deus no Natal. Representantes de cada ramo do Movimento, voluntários e funcionários do Santuário ofereceram ao Menino Jesus no presépio algo que representasse o seu trabalho de evangelização junto ao Movimento de Schoenstatt.
Os canarinhos da Mãe e Rainha entoavam hinos natalinos e todos também entregaram, como presente para o Menino Jesus, suas alegrias e dificuldades e o seu coração para ser uma viva manjedoura.
O Encontro foi encerrado com uma confraternização em Família, na expectativa pelo novo ano que virá.
Fotos: Poliane Bôsco