Natal Solidário 2018: Entre sonhos e esperança
Leonardo Leite – “Renovados pelo Espírito Santo, anunciando a salvação, ao encontro dos humildes”, esse foi o lema do Natal Solidário 2018 que levou, na madrugada de Natal, 56 pessoas às ruas do centro de São Paulo, para irem ao encontro dos mais necessitados.
Para que a 13ª edição do Natal Solidário fosse um sucesso, grandes coisas foram desenvolvidas antes desse dia. Foram realizados eventos para a arrecadação dos alimentos e vivências para preparar o espírito e coração, enchendo-o da graça de Deus e dando cada um seu sim, assim como fez Maria. Durante sete semanas, os voluntários realizaram diversas contribuições ao Capital de Graças, guiados pelos sete dons do Espírito Santo.
Mais de mil sorrisos
Para essa madrugada especial, foram produzidos 2000 kits de panetones, refrigerantes e salgadinhos, que seriam entregues aos irmãos em situação de rua. E, para além da contribuição material, esses voluntários foram com um intuito muito maior: levar carinho e atenção para aqueles que se encontram tão apagados em uma sociedade agitada e vazia de amor e caridade. O principal objetivo era levar a mensagem do nascimento de Jesus e buscar ver “Teu rosto” nos humildes, do Cristo que também se fez pobre. Muito mais que distribuir kits, essas pessoas saíram para distribuir sorrisos, abraços e atenção.
Ana Paula Bortoleto, que já pertenceu à Juventude Feminina de Schoenstatt e participou das primeiras edições do projeto, nos deu seu testemunho:
“Eu tinha 15 anos quando participei da primeira edição do Natal Solidário – ainda era uma sementinha, não sabíamos o que aconteceria. Participei de outras edições, mas fiquei um tempo afastada do projeto, porém sempre lembrando o quanto foi uma ação maravilhosa e senti uma vontade grande de voltar e ver como as coisas estavam. E este ano me deparei com coisas que me deixaram com tanto orgulho e com o coração cheio de amor, vendo no que o projeto se transformou. Vi muitos jovens, como eu quando tudo começou, com amor ao próximo, respeito, organização, muita vontade, com os olhos brilhando, força e perseverança. Isso me fez perceber que as sementes que plantamos se tornaram frutos! Lembrei-me muito de quando fui, a primeira vez, levar um pouco mais de amor para aqueles que são esquecidos pela nossa sociedade. Tenho certeza que a mensagem da simplicidade, do amor e do renascimento do Menino Jesus pousou em cada coração que ali se fez presente!”
Após essa experiência de missão, os voluntários retornaram às suas casas com um espírito de gratidão, principalmente em ter proporcionado uma noite diferente para aqueles que tanto necessitam. Também voltaram com diversas experiências vividas, especialmente a lição de ver pessoas que quase nada possuem dividindo seu pouco com outras que ali se encontravam na mesma situação.