Dois encontros internacionais com representação brasileira
Nikolas Garcia – De 22 a 27 de janeiro de 2019 ocorrerá, no Panamá, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o lema: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!”. Alguns dias antes, na Costa Rica, será realizado o “Ignis” (do latim, “Fogo”), o Encontro Internacional da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas).
O Jumas Brasil se prepara para incendiar o Ignis e a Jornada Mundial da Juventude enviando uma delegação de 21 rapazes, dos regionais Sudeste e Paraná, assessorados pelo Pe. Afonso Wosny. As primeiras conversas e motivações para participação nesses dois grandes eventos iniciaram-se no Fórum Nacional do Jumas Brasil, em setembro de 2017. Desde então, os rapazes vêm se preparando espiritual e materialmente, contando com o apoio e orações de familiares, suas comunidades, irmãos de ramo e da Família de Schoenstatt.
Fazendo promoções e vendendo produtos e rifas, trabalhando muitas horas extras e contando com as economias pessoais e auxílio de parentes, amigos e da paróquia, foi possível concretizar a parte financeira. Na conquista espiritual da viagem, os jovens se uniram a todo o Jumas Internacional, rezando diariamente a oração especialmente preparada para o encontro internacional.
Uma conquista em Família
A expectativa é grande como cita Bruno Picheli, do Jumas Atibaia/SP: “Além de estar muito feliz por poder participar de um evento como esse na minha primeira viagem para fora do Brasil, espero que contribua também no meu autoconhecimento, vinculação e crescimento no Movimento de Schoenstatt. Estou oferecendo muitas contribuições ao Capital de Graças, orações e sacrifícios para que seja algo inesquecível!”
Para o Flávio Dias e seus irmãos de ramo do Jumas Maringá/PR, que venderam rifas de páscoa e até a rifa de um carro, com o apoio da Paróquia São Miguel, “a maior ansiedade e expectativa está em conhecer e partilhar a vida do Jumas Internacional, conhecer a diversidade de Schoenstatt e viver a JMJ em outro país, conhecendo outras realidade e as vivências de todos os peregrinos que estarão lá”.
Sem dúvida será algo inesquecível para todos os rapazes que irão representar o Brasil neste Encontro Internacional do Jumas. Além de serem responsáveis pela liturgia de uma das missas, durante o encontro, a delegação nacional levará também músicas brasileiras consagradas e as experiências de apostolado do Jumas Brasil, em especial, a Missão de Rua, realizada pela primeira vez em 2018.
Rezemos por eles…
O nome “Ignis” foi adotado oficialmente para todos os encontros internacionais do Jumas, desde o Ignis Rio 2013, que antecedeu a JMJ no Rio de Janeiro. Portanto, mais do que uma viagem, vai ser mais uma oportunidade do Jumas Brasil mostrar sua originalidade, força e vida de Aliança de Amor, vinculando-se internacionalmente ao mesmo fogo que arde por Schoenstatt e pela nossa Igreja.
Continuamos contando com as orações e contribuições ao Capital de Graças de toda a Família de Schoenstatt, levando-os espiritualmente em nossa jornada.
Visite o site do Ignis Costa Rica 2019 e da JMJ Panamá
2 Comentários