Com muito trabalho pela frente, elas afirmam: “Mais do que laborioso, é gratificante!”
Ir. M. Rosequiel Favero / Karen Bueno – No período entre o encerramento e o começo de um novo ano, as Irmãs de Maria de Schoenstatt da chamada “assistência dinâmica” se encontram reunidas. Este é o tempo especial de unidade, formação, planejamento, oração e novo impulso para o ano que inicia.
As Irmãs dinâmicas são liberadas pelas respectivas províncias (com sede em Santa Maria/RS ou Atibaia/SP) para trabalhar exclusivamente com o Movimento Apostólico de Schoenstatt (conheça mais sobre elas).
O encontro da assistência acontece simultaneamente nas duas Províncias:
Província Tabor, Santa Maria/RS
A Província Tabor abrange os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, junto com toda a região nordeste do país e alguns estados do norte, somando 13 estados. No total, 20 Irmãs de Maria atendem essas regiões como assessoras.
Em 2019, suas linhas de trabalho recordam dos 70 anos de coroação da Rainha da Filialidade Heroica, no primeiro Santuário de Schoenstatt do Brasil, em Santa Maria. “Com nosso Pai e Profeta, queremos trabalhar para que surja uma nova terra mariana, que é concretizada no caminho de santidade da vida diária, pela vivência da Filialidade Heroica. A celebração dos 70 anos da coroação é uma oportunidade para assumir e aprofundar a Filialidade Heroica como essência da espiritualidade de Schoenstatt”, diz a Ir. Sára Vincensi, responsável pela assistência dinâmica na Província.
Província Schoenstatt-Tabor, Atibaia/SP
A Província Schoenstatt-Tabor comporta 14 estados, todos do sudeste e do centro-oeste, mais o Paraná, alguns estados da região norte do país e o distrito federal. Um total de 40 Irmãs de Maria atendem essas regiões.
Como ponto alto dos trabalhos, as dinâmicas desta Província reassumem a missão de lutar por uma nova terra mariana. O jubileu de coroação também está entre os principais temas: “Essa coroação é um marco essencial não só para o Brasil, mas para todo o Movimento no mundo inteiro, porque ali o nosso Pai dá a resposta para as ‘chagas do tempo’ que ele apontou no 31 de Maio”, diz a responsável pelas Irmãs da Assistência, Ir. M. Diná Souza.
Outro ponto forte que é trabalhado em Atibaia é a corrente de vida em torno do cetro da Filialidade Heroica (saiba mais). Em breve sairão mais detalhes sobre essa conquista.