Na véspera da Jornada Mundial da Juventude (Panamá, 22-27 de janeiro de 2019), o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida anuncia uma iniciativa ligada à recepção do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, à fé e o discernimento vocacional.
A última exortação apostólica do Papa Francisco “Episcopalis Communio” (15 de setembro de 2018) prevê, para além da fase preparatória (art. 5-10) e celebrativa (art. 11-18), uma fase de implementação da Assembleia do Sínodo (art. 19-21). Esta última fase refere-se à aceitação e realização das conclusões da Assembleia, que devem ser promovidas tanto pelas Igrejas particulares como pelas Conferências Episcopais e pelos organismos da Cúria Romana, competentes no tema do Sínodo.
Deste modo, o Dicastério planeja organizar em Roma, de 18 a 22 de junho de 2019, um Fórum Internacional da Juventude.
Serão convidados a participar os Jovens delegados das Conferências Episcopais e dos principais movimentos e comunidades eclesiais com grande difusão internacional. Esperamos que alguns jovens auditores do último Sínodo (que eram conhecidos como “jovens sinodais”) possam estar presentes para transmitir sua experiência, além de contar com a presença de alguns especialistas em pastoral juvenil a nível internacional.
O principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo a nível internacional, especialmente a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até então, o Santo Padre já terá publicado.
Finalmente, o encontro é pensado como uma forma muito concreta para cumprir um dos pedidos dos Padres Sinodais: “que será fortalecida a atividade do Departamento jovem do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também mediante a criação de um corpo representativo de jovens a nível internacional.” (n 123).
Ouça a entrevista do Pe. Alexandre Awi, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, à Rádio Vaticano:
Fonte: vaticannews.va/pt