Semana da jornada do Instituto de Famílias
Juliana Dorigo – O Instituto de Famílias de Schoenstatt do Brasil realizou a jornada anual no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Ao todo, 33 famílias participam entre os dias 9 a 16 de janeiro, refletindo e meditando sobre o lema: “Famílias em Cenáculo para um Tempo Novo”. O casal superior da comunidade na região, Angélica e Ronaldo Hashimoto, explica sobre: “O capítulo foi muito mais do que um momento de decisão e de propostas, foi mais uma vivência sobre o que é ser comunidade, sobre o que é ser Instituto e o que é ser uma família consagrada que quer viver o ideal”.
Complementam ainda que o encontro é também um momento de formação para essas famílias. “Aqui é um momento de formação, cada uma das famílias depois vai para os seus locais, isso também nos leva a uma reflexão: como é que a gente leva toda essa vida para os nossos locais?”. E também explicou sobre o lema. “Essas famílias, em cenáculo, querem, em cada lugar que elas estão, levar a sua contribuição, fazer família em cada local, então isso se esparrama, é algo muito forte! Para a nova terra mariana também é de alguma maneira esse tempo novo, esse novo que a gente quer levar em cada local. Essa é uma reflexão que faz parte da nossa jornada”.
As famílias aproveitam a paz e a tranquilidade do Santuário para renovar a espiritualidade e também para conhecer, de forma mais profunda, a corrente de vida e inspiração, o lema , que faz pulsar a comunidade em 2017 até 2020: “Unidos ao Pai Profeta por uma nova terra mariana”. De acordo com as palavras do Pe. Ivan Simicic, essa nova terra faz tornar realidade o Schoenstatt em saída para transformar o mundo, o Brasil em uma nova terra de Maria.