Com o olhar no futuro, ancoradas na riqueza da história
Karen Bueno – Em um encontro recheado de alegria, a União Apostólica Feminina de Schoenstatt do Brasil iniciou seu retiro anual. De 5 a 13 de janeiro, as unionistas tiveram dias de encontro com o Senhor, consigo mesmas e em comunidade, à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, de Atibaia/SP.
Uma viagem ao passado, vivendo as alegrias do presente e já projetando o futuro fez parte desses dias. “Nós comemoramos os 100 anos do Congresso de Hoerde que, para nós, é algo de grande importância. Então todo nosso caminhar e nosso lema está em torno do espírito de Hoerde, que quer nos impulsionar, com ousadia, para caminhar, tendo a garantia de que o amor de Cristo nos impulsiona sempre”, diz a dirigente da comunidade no Brasil, Valda Perez.
O lema que ela se refere, que impulsiona a União Feminina atualmente, é o mesmo do Congresso de Hoerde: Caritas Christi Urget Nos – O amor de Cristo nos impulsiona. Uma forte projeção ao futuro acompanhou as reflexões das unionistas durante todo o retiro, buscando novos caminhos, sempre fieis à origem.
“Também desejamos seguir nessa linha de toda a Família de Schoenstatt do Brasil, pela construção da nova terra mariana, vendo nosso Pai como um profeta. E o que nos impulsiona é toda essa vida de Hoerde”.
50 anos de fundação
A União Feminina também vive um momento de graças por seus 50 anos de fundação no Brasil. Em 9 de março de 1969 ocorreu a consagração de ingresso do primeiro curso, como marco de fundação da comunidade.
Por isso, 2019 é um ano de muitas comemorações e de muita gratidão. “Como União Feminina, durante todo o ano passado nós trabalhamos um aprofundamento, um levantamento em termos de estudo de Hoerde. Foi um reavivar a história. Este ano continuamos com os estudos, mas estamos, junto com todas as Uniões do Brasil, em conjunto, preparando as celebrações do jubileu. A nossa meta é intensificar essa celebração em todo o país. Nós queremos, através de um tríduo, desenvolver alguns temas, relacionados a Hoerde, envolvendo todo o Movimento, isso nos três meses que antecedem o dia 18 de agosto”.
Em breve as Uniões divulgarão mais informações sobre a celebração do centenário de Hoerde pelo Brasil.