Leonardo Rodrigues – Incendiados pelos dez anos do Ideal Nacional da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) do Brasil, 2019 começou animado no Regional Paraná. Cerca de 70 jovens do Jumas, de nove cidades, partiram rumo à cidade de Arapongas/PR para realizar a Missão Cristo Tabor (MCT), do dia 13 ao 19 de janeiro. Divididos em três comunidades, os missionários levaram a Mãe Peregrina a todos que necessitam de visita, atenção e carinho.
No domingo, 13, pela manhã, os missionários se reuniam para realizar a pré-missão, recebendo dicas e formação para ir ao encontro dos cidadãos de Arapongas/PR. Já no início da tarde, à sombra do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, em Londrina/PR, pularam e cantaram para serem enviados à missão. Cada missionário conheceu sua dupla e em qual das três comunidades estaria: Divino Mestre (matriz), São José ou São João Batista. Nestes três locais, realizaram com a comunidade oficinas para crianças, jovens e adultos, além do terço e as missas diárias.
No mesmo dia, os jovens partiram ao encontro da população araponguense, missionando e participando da missa de abertura da MCT à comunidade. E dando início às primeiras atividades da “Missão de Fronteira”, uma novidade proposta aos missionários neste ano.
Missão de Fronteira: missão de amor
Sendo uma atividade inédita, a Missão de Fronteira levou os missionários para mais perto de três realidades de Arapongas: a Santa Casa de Misericórdia, a Casa de Acolhida São Vicente Palotti, que recebe diariamente moradores de rua, e o Lar São Vicente de Paulo com os idosos. Três periferias existenciais – como diria o Papa Francisco – que estavam bem perto e para as quais não se poderia fechar os olhos.
Carlos Daniel Fernandes diz: “Eu achei essa MCT muito legal, tive oportunidade de conhecer novas pessoas, consegui me aproximar mais da MTA e de Deus. Meu relacionamento e comportamento com minha família mudaram totalmente, pois nessas missões eu aprendi como a união de uma família faz bem para nós. Ficar uma semana sem a família é algo bem difícil, sair da nossa zona de conforto muito mais, mas queria levar a MTA e Deus para a casa daqueles que necessitam”.
E completa: “Aprendi a me socializar mais com as pessoas. Aprendi que não devemos falar mal das nossas vidas por algo simples que deu errado, pois têm pessoas que não podem ter esse algo simples”.
Foi verdadeiramente uma missão, onde os jovens puderam trabalhar não somente “pondo a mão na massa”, mas também, seguindo o exemplo de Maria, segurando Jesus em seus braços, levaram sua presença às pessoas em situação de vulnerabilidade e marginalização social. Como instrumentos da MTA, doaram-se para aquelas pessoas que precisavam tanto de algo que é impalpável, mas que move montanhas: o amor. Esse mesmo amor motivou e norteou todas as palavras e ações ali realizadas. Foi uma experiência marcante para missionados e missionários.
“Conseguir passar nas casas e transmitir o amor de Deus não é uma tarefa fácil. Mas na cidade de Arapongas foi algo surpreendente, pois a recepção da cidade fez com que nosso trabalho ficasse ainda melhor, realizado com o ardor de Cristo e com muito amor. Com certeza conseguimos atingir as expectativas da cidade em relação a nós. Só tenho a agradecer pelo carinho de toda comunidade”. Matheus Nakazawa, Londrina/PR
Ideal Nacional: dez anos inflamando a Juventude Masculina do Brasil
Costuma-se dizer que Schoenstatt não faz missão, mas Schoenstatt é missão! Em 2019 o Ideal Nacional do Jumas completa dez anos de formulação, e a Juventude Masculina vive com ardor o “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”. Estas missões vieram para provar isto e foram marcadas pela vivência intensa dos seis elementos que constituem este ideal.
Transformando a cidade de Arapongas em um novo Tabor, procuraram transparecer Cristo aos demais. Vivendo a Aliança de Amor com Maria, gravaram esse pacto com letras de sangue e fogo nos seus corações. Vinculando-se uns aos outros como irmãos e com toda a comunidade paroquial, deram graças pelos vínculos familiares e de amizade. Aprenderam o que é ser filhos diante de Deus e pai diante dos homens, vivendo o Puer et Pater. Inflamados pelo Fogo heroico, descobriram que vale a pena deixar o homem velho pra trás e, como a fênix, ressurgir como Homens Novos para formar uma nova Terra Mariana. Pois Maria é a Grande Missionária, Ela realiza milagres e continuará transbordando muitas graças do Santuário, assim como o fez durante toda a semana nesta Missão Cristo Tabor 2019.