Sob o lema “Filha Heroica, Ide e Incendiai o Mundo”, ramo se prepara para o centenário de fundação internacional em 2020
Jaqueline Montoya – Um final de semana de partilha, expectativa e planejamento: assim foi o encontro de dirigentes, membros e Jardim de Maria da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) dos regionais Sudeste e Paraná. Reunidas entre os dias 1 e 3 de fevereiro, à sombra do Santuário da Permanente Presença do Pai (Atibaia/SP), as liguistas definiram o lema Filha Heroica, Ide e Incendiai o Mundo, que impulsionará o ramo rumo ao centenário internacional, celebrado em 2020.
Um novo início no Espírito
“Um novo início no Espírito Santo, um Schoenstatt em espírito de Pentecostes, é o que pedimos como graça especial neste 15 de setembro”, é o que frisou a carta da Direção Internacional da Família de Schoenstatt após as celebrações dos 50 anos de falecimento do Fundador. Tendo essa frase como norte, a LAFS avaliou durante o sábado os principais acontecimentos e correntes que o ramo irá trabalhar. A manhã do encontro teve início com a palestra “Essência do ser Feminino”, conduzida por Ana Paula Moss Campos, da Liga das Família de Guarapuava.
Durante a tarde foi a vez de destacar o primeiro grande jubileu que se aproxima: os 70 anos da colocação das Placas da Missão no Tabernáculo do Santuário Original. O Tabernáculo foi presenteado pela LAFS ao Santuário Original em 31 de maio de 1948 e, no mesmo dia, no ano seguinte, foram acrescentadas ao interior do Tabernáculo cinco placas, retratando cenas do ofício de Schoenstatt.
Nas placas é possível observar as cenas de Belém, Betânia, Tabor, Gólgota e Cenáculo. Alguns santuários do Brasil também possuem estas placas. Como Liga, a primeira missão é reconquistá-las.
LAFS em Missão: O Amor a Cristo nos impulsiona
O centenário de Hoerde também foi outro tema central, apresentado pela assessora Ir.Adriane Maria de Andrade Barbosa. A característica missionária do Movimento foi acentuada, bem como o caráter apostólico da Liga Feminina.
Esta também foi a oportunidade para as dirigentes ouvirem testemunhos e frutos da primeira missão organizada pelo ramo, que ocorreu em Guarapuava/PR, em novembro de 2018, sob o lema “Lafs anuncia os passos de Maria”.
31 de maio: 70 anos de missão
A dirigente Sandra Helena da Cruz foi encarregada de fazer o paralelo entre os dois importantes jubileus: os 70 anos da entrega das Placas da Missão e o dia 31 de maio, data em que ocorreu o 3º Marco Histórico de Schoenstatt.
“Para que o Pai nos chama? O que é esse novo começo no Espírito Santo? Qual nosso desafio para 2019? Esses jubileus são sinais. O quanto as palavras do Pai ditas naquele dia 31 de maio nos dizem hoje?”, questionou Sandra às dirigentes.
Vivência e conquistas
Para motivar ainda mais a preparação rumo ao jubileu da entrega das Placas da Missão, a noite de sábado contou com uma vivência e o momento de adoração Eucarística. Cada participante pôde refletir sobre as placas e o significado daquele momento bíblico retratado, além de observá-las de perto no Santuário.
O encontro também marcou algumas conquistas importantes: as cidades de Belo Horizonte/MG, Louveira/SP e Santa Bárbara do Oeste/SP receberam suas bandeiras e, no domingo, foi a vez da renovação da coroação e entrega do cetro ao Santuário- Lar da LAFS.
“A renovação da coroação e entrega do cetro me deixaram muito emocionada. Segurei as lágrimas. A primeira coroação foi muito linda. Era uma tarde quente, a sala estava lotada. Foi lindo reviver isso hoje, mexeu com o coração. Fiquei até com vontade de ir à Schoenstatt no jubileu [do centenário da Liga]. Já tinha desistido de fazer uma viagem internacional, mas quem sabe possa ir”, disse Marina Zuleika Scalassara, da geração fundadora da LAFS Brasil.
Ide e incendiai o mundo
Inflamadas pelo Espírito Santo e o ardor apostólico das primeiras gerações, a LAFS definiu na manhã de domingo o lema para 2019 e 2020: Filha Heroica, Ide e Incendiai o Mundo.
“Pe. Kentenich sempre tinha como meta o apostolado mundial. Esse apostolado mundial significa que sou apóstolo em todos os ambientes, lugares e situações. Por isso, também surgiram os diversos ramos. Nasceu a grande árvore de Schoenstatt. Por isso a importância desta chama. É preciso incendiar o mundo com Schoenstatt. Também levar a imagem da filha heroica, com a dignidade feminina. Sabemos da eterna briga entre a Imaculada e a serpente. Para levarmos essa missão adiante é preciso o apostolado onde estivermos”, afirmou a assessora da LAFS Sudeste, Ir. M. Diná Batista de Souza, sobre o lema.
Joseane dos Santos Marques, da LAFS Guarapuava/PR, finaliza “este encontro me marcou pela unidade entre gerações. Foi muito importante porque pudemos elencar as diversas fases de vida que a LAFS possui. O lema expressou tudo o que precisamos para os próximos tempos. “Ide e incendiai o mundo” – o mundo precisa de nós, que somos Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt”.
1 comentário