Uma aliança de solidariedade após o rompimento da barragem
Adilson Pedro – Quatro terços, um Rosário… Este foi o gesto concreto que alguns missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt de Três Pontas/MG realizaram em prol das vítimas da tragédia de Brumadinho/MG e pelo conforto de seus familiares. As preces ocorreram numa peregrinação de Ermida a Ermida neste domingo, dia 3 de fevereiro.
Para realização deste ato de fé e devoção, o grupo se desloca de ônibus, em estrada de terra, por aproximadamente uma hora até o Distrito do Pontalete. E, no percurso dentro do veículo, aproveitam para rezar e contemplar o primeiro Terço do Rosário.
Na chegada ao Distrito do Pontalete rezam o segundo Terço diante da Ermida da Mãe Três Vezes Admirável, que tem como ideal: Ermida da Natureza. Em seguida participam da Santa Missa, às 9 horas, na Igreja de São Sebastião.
O amor é para todos
Na homilia, o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, Pe. Cônego José Douglas Baroni, comentou a alegria de ter na celebração uma relíquia do Mártir São Sebastião. Ele transmite aos fiéis que a graça de Cristo os torna anunciadores do Evangelho, que o amor é que faz superar todas as adversidades.
O pároco ressalta ainda que São Sebastião entendeu que o amor é para todos, por isso viveu tudo por amor sendo um exemplo de santidade.
Pe. José Douglas menciona que cada domingo é a páscoa semanal do cristão e neste domingo em que a Igreja celebra o Dia de São Bráz (Bispo da Igreja), ao final da Santa Missa, para que possa nos permitir cantar as graças do Senhor, dá uma benção especial da garganta com as velas aos pescoços a todos os presentes.
No regresso ao município de Três Pontas, passando no Distrito do Quilombo Nossa Senhora do Rosário, os missionários desta vez contemplam o terceiro Terço diante da Ermida da Misericórdia e o quarto e último Terço finalizam dentro do ônibus até chegar à cidade.
Para o Capital de Graças
Nesse trajeto de peregrinação, uma coisa é certa: cada pessoa ofereceu sua contribuição ao Capital de Graças e demonstrou a sensibilidade para com os irmãos de Brumadinho, que estão distantes e com grandes dores. Os missionários e famílias regressaram com o coração aliviado, pois sabem que a Mãe de Deus está cuidando de todos os que sofrem e intercedendo junto ao seu Divino Filho Jesus, para que conforte os seus corações.