Ela significou uma dádiva, pela qual agradecem a Deus
Juliana Dorigo – “Quero aproximar todas as pessoas de Deus e inflamá-las por Ele.” [i]Essa é uma das frases características da Irmã de Maria, Emilie Engel, que mesmo após sua partida, intercede a Deus por aqueles que pedem seu auxílio. Pe. Kentenich a descrevia como exemplo de vida de santidade. “Sua vida de santidade dá testemunho da grandeza de Deus. Se Deus enriquece tão abundantemente uma alma com dons especiais, é porque quer ser reconhecido e louvado especialmente por ela. [ii]
De acordo com a Ir. M. Raquel Mainardi, responsável pelo Secretariado Ir. M. Emilie Engel, de Santa Maria/RS, é de extrema importância para a causa de sua beatificação, a comunicação de graças alcançadas por sua intercessão. “A comunicação de graças alcançadas por intercessão de Ir. M. Emilie é de suma importância para a causa de sua beatificação. Além do mais, ela já foi proclamada “Venerável” pela Igreja por Bento XVI; agora falta ela interceder um milagre de uma cura física para ser beatificada e outro para ser canonizada. E esta tarefa cabe a nós, Família de Schoenstatt”.
Somente entre os anos de 2014 a 2018, chegaram ao Secretariado de Santa Maria/RS 1.871 graças alcançadas e 344 pedidos registrados para o processo de Ir. M. Emile. Essas contribuições vêm, principalmente, das regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e alguns estados do Nordeste. Curas de doenças físicas, depressão e insônia, são alguns dos pedidos mais realizados pelos devotos de Emilie.
“Chegam muitas graças relatadas sobre a proteção em acidentes, a resolução de conflitos familiares, também de pessoas que têm dificuldades para ter filhos. Muita gente faz a oração pedindo a intercessão dela e consegue a graça”, conta a Ir. M. Inácia Bett, responsável pelo Secretariado de Atibaia/SP.
O processo de beatificação de Ir. M. Emilie Engel foi aberto em 12 de outubro de 1999, na Diocese de Treves, Alemanha. No dia 10 de maio de 2012 o Papa Bento XVI reconheceu os créditos das virtudes heroicas de sua pessoa, ela passou então a ser chamada, pela Igreja, de “Venerável”.
Atualmente o processo se encontra em Roma e aguarda que seja reconhecido um milagre. “Seria um sinal para comprovar as suas virtudes heroicas de fé esperança e caridade. Se queremos ajudar na causa de sua beatificação e canonização é de suma importância pedir um milagre e comunicar as graças pequenas e grandes que ela intercede junto de Deus”, explica a Ir. M. Raquel.
Muitos encontraram nela uma “amiga”
“A fama de santidade acompanhou Ir. M. Emilie durante sua vida e se difundiu ainda mais depois de sua morte. Para muitas pessoas, o encontro com ela significou uma dádiva, pela qual agradecem a Deus”. [iii]Os fiéis recorrem a ela e confiam que ela continuará a cuidar deles, mesmo na eternidade. “Muitas pessoas dirigem-se espontaneamente à Ir. M. Emilie em suas preocupações, confiando que, a partir da eternidade, ela continue a cuidar deles, assim como em vida se doava a todos”. [iv]
Lídia Demeneghi, de Porto Alegre/RS, conta como a história da Venerável Irmã de Maria a impressionou pela sua coragem e confiança em Deus: “Depois que eu li o livro ‘Meu SIM é para sempre’, sobre a Ir. M. Emilie, fiquei vivamente impressionada com sua vida, a doença (grave para aquela época) e sua dedicação, a sua confiança no Pe. Kentenich e sua doação aos necessitados. Confiei a ela dois jovens (um rapaz e uma moça) que estavam sem rumo em suas vidas. Fiz a novena várias vezes, com muita confiança, dois anos depois eles estavam felizes e com os cursos universitários escolhidos, cada um na sua área, encaminhados até hoje”.
Márcia Fabri também relata: “Eu sou devota da Ir. M. Emílie e sempre rezo a novena dela, gosto muito, quando peço algo com fé nas orações, sempre sou ouvida”.
Esses testemunhos partem de uma amizade espiritual que direciona ao alto, ao Bom Deus, assim como Ir. M. Emilie fez com todos aqueles que passaram por sua vida. Ela continua conduzindo e elevando todos os que pedem sua intercessão, basta confiar!
Novena pela canonização de Ir. M. Emilie Engel
Deus, nosso Pai, confiando filialmente em tua sábia e bondosa providência, Irmã Emílie trilhou o caminho de sua vida. Mesmo no sofrimento e na insegurança ela pronunciou o “Sim Pai” aos teus desejos e à tua vontade. Desta forma ela encontrou profundo abrigo em teu coração paternal, em meio a todos os temores e aflições. Nela manifestaste poderosamente teu amor e tua misericórdia.
Eu te peço a canonização de Irmã Emílie para a tua glória, para a honra da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt e para a bênção da humanidade.
Por sua intercessão, atende os meus pedidos, assim como corresponde a tua bondosa Providência. Amém.
[i] Thomasine Treese- Livro: Emilie Engel: Uma vida doada a Deus e ao próximo
[ii] Thomasine Treese- Livro: Emilie Engel: Uma vida doada a Deus e ao próximo
[iii] Thomasine Treese- Livro: Emilie Engel: Uma vida doada a Deus e ao próximo
[iv] Thomasine Treese- Livro: Emilie Engel: Uma vida doada a Deus e ao próximo
Estou rezando está novena todas as noites pela intercessão da gravidez de minhas filhas . Estou ficando menos ansiosa .e confiando mais na bondade de Irmã Emile