As sementes caíram em terra boa
Ir M. Cristiane Batalin – “Com João Pozzobon, anunciando os prodígios de Maria”. Este lema impulsionou as primeiras Missões Vocacionais realizadas pelas Irmãs de Maria entre os dias 30 de janeiro a 2 de fevereiro, na Paróquia São Pedro, distrito de Arroio Grande, próximo a Santa Maria/RS.
A missão já começou bem antes, por meio da oração das dezenas de terços, que seriam depois presenteados às famílias visitadas.
Com alegria e espírito missionário, um grupo de 25 Irmãs fizeram uma pré-missão, em 29 de janeiro e, já no dia seguinte, às 7 horas, tiveram a Santa Missa de envio na Capela Tabor, com a bênçãos das Imagens Peregrinas, que seriam usadas nas missões.
Todas as tardes, as Irmãs partiam, em grupo, do Santuário Tabor, enviadas a ser, de modo concreto, presença de Maria para todas as pessoas visitadas.
Maravilhoso e profundamente comovente
O calor intenso desses dias contribuiu para encher “as talhas” com muitas contribuições para o Capital de Graças, que foi abundantemente recompensado pela acolhida fraterna e carinhosa das famílias, que as esperavam cheias de alegria.
O pároco, Pe. Valmor Pastre, cuidou de organizar tudo, delegando pessoas da comunidade que acompanharam as Irmãs nas visitas, indicando onde elas deviam ir.
Ir. Marita Löhle, uma das Irmãs missionárias, relata: “Maravilhoso e profundamente comovente foi o testemunho da comunidade, sobre o Diácono João Luiz Pozzobon. As pessoas contavam com muita vitalidade as vivências que tiveram com ele. A maioria dos moradores recorda suas visitas, com a Mãe Peregrina de 11kg aos ombros, visitando as escolas, as famílias, rezando o terço e fazendo pregações. Várias dessas pessoas agradecem por terem tido a oportunidade de oferecer hospedagem quando passava por ali, em suas longas peregrinações. As sementes que lançou caíram em terra boa, pois este povo guardou com fidelidade a fé e amor a Maria”.
Escola de Evangelização
A Ir. Paula Maria Graminho também contou como foi a experiência: “Para nós, Irmãs, foi uma experiência única de podermos ‘ser dom’ para tantas pessoas, que se alegravam simplesmente pela presença das Irmãs em suas casas. Foi para nós uma verdadeira Escola de Evangelização, onde fomos muito mais presentadas do que presenteamos”.
Na sexta-feira, 1º de fevereiro, houve adoração ao Santíssimo, no oratório consagrado à Mãe e Rainha de Schoenstatt, da qual participaram também a comunidade das Irmãs de Maria adoradoras. Em seguida, houve a Missa do Sagrado Coração de Jesus, com a comunidade.
As missões foram encerradas na celebração eucarística da Festa da Apresentação do Senhor, no sábado, 2 de fevereiro. Muitas luzes iluminaram a igreja matriz no mar de velas acesas, que foram abençoadas na celebração.
Pe. Valmor agradeceu às Irmãs pelo alegre testemunho de vida consagrada dado a cada família visitada e pela presença mariana que são. Desejou que a alegria e as luzes destas missões iluminem especialmente as celebrações do centenário da paróquia, a ser celebrado no próximo 10 de fevereiro.