Terço dos Homens Mãe Rainha participa do Kairós Canção Nova
Juliana Dorigo – Com o tema: “Transformando nosso pensar e agir”, o Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), participou do seu Kairós na Canção Nova, em 17 de fevereiro, na cidade de Cachoeira Paulista/SP.
“Estávamos em cerca de 3 mil representantes do Terço dos Homens de muitas partes do Brasil, com famílias e crianças. Foi um encontro diferente… podemos dar aos homens muita motivação para o seu compromisso com o terço, para a sua vida diária na fé e também formação”, narra o assessor regional do THMR no Sudeste, Pe. Marcelo Aravena.
“Penso que a cada ano o Kairós deixa uma marca no homem do Terço, e essa marca é a espiritualidade schoenstattiana. Aqui podemos citar uma passagem do nosso fundador, Pe. José Kentenich: os sinais dos tempos mostram, com urgência, que a Igreja deve empreender uma verdadeira ‘cruzada’ para formar um novo tipo de homem que, no meio das grandes transformações, tenha a capacidade de vincular-se com Deus, com os homens, com a natureza. A essa cruzada, eu dou o nome de Rosário do Terço dos Homens Mãe Rainha”, disse José Feitosa de Carvalho, de Brasília/ DF
Na ocasião, o Pe. Vandemir Meister, assessor do THMR no regional Sul, realizou a palestra com o tema: “Caminhos para transformação”, e diz: “Este ano o nosso desafio é agir, transformar, sair. É construirmos cada vez mais a Igreja, assumirmos a nossa missão de homens do terço”. Acrescentando sobre a presença do homem na Igreja, ele diz que os grupos do Terço são um instrumento para que os homens venham à Igreja, para que a Igreja possa falar aos homens, de homem para homem.
Ele também falou sobre a importância da Mãe de Deus na transformação. “Quem nos ilumina é a nossa grande Mãe, é Maria. É com Maria que nós queremos fazer este caminho e queremos transformar – não apenas mudar, mas transformar – a nossa vida. Quando nós falamos em mudança, fazemos um movimento mecanicista: a gente muda aqui, mais depois ‘remuda’, volta à estaca zero, pois não fizemos um processo de transformação e crescimento. Nós temos que trabalhar primeiramente a transformação, não somente mudar por mudar, mas nos transformar”.
Caminho da salvação e santidade
Pe. Vandemir destacou o caminho da salvação e a santidade, usando as palavras do Papa Francisco para descrever: Deus veio para um povo, para a comunidade. “A nossa salvação está dentro de um povo, ela depende do outro, não é exclusiva, está entrelaçada ao destino do outro”. Destacando também a importância do Terço dos Homens, diz: “O Terço dos Homens é um grupo que ajuda no caminho da salvação, é um grupo que ajuda no caminho da santidade”.
Santa Missa
Durante a Santa Missa o bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil e arcebispo de Juiz de Fora/MG, Dom Gil Antônio Moreira, em sua homilia falou da importância de se rezar o terço e da presença de Maria durante a oração. Dom Gil também deu ênfase à importância do Terço dos Homens para a Igreja Católica no Brasil. “O Terço dos Homens se transformou em um movimento de evangelização do mundo, do homem no Brasil, e está acabando com esse preconceito de que o homem não reza. Os homens rezam, juntos e unidos, pela sua vida, pela suas famílias, pelas intenções. disse ele.
Rezamos o terço
Dom Gil explicou sobre a presença de Maria nas orações do terço. “No silêncio de Maria, nós vemos o reflexo, a ressonância da pregação de Jesus. E quando rezamos o terço, então, em cada Ave-Maria, nós a contemplamos assim. Em cada Pai Nosso, nós contemplamos a Deus, que nos fala e pede uma resposta de confiança a Ele – Maria está em sintonia com a oração que Jesus ensinou aos apóstolos. Cumpra-se em mim segundo a vossa vontade. E Jesus ensina aos apóstolos: seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”.
De acordo com ele, a Mãe de Deus pode nos levar para o céu, pois ela soube perdoar. “No coração dela não há pecado, nem resquício de vingança, nem de ódio e falta de perdão. Rezamos o Pai Nosso cinco vezes em cada terço, todos os dias, e 50 vezes nós repetimos: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte… a resposta que nós damos depois da oração bíblica Ave-Maria é sinal de confiança em Deus na proteção daquela que foi pura e escolhida para ser Mãe do Salvador”.
E finalizou: “O terço nos ensina a viver, nos ajuda a estar em sintonia com Deus… confiando nessa oração confiamos em Deus”.
Confira a Palestra do Pe. Vandemir Meister:
Confira a homília completa de Dom Gil:
Imagens: Canção Nova