Missão árdua e exigente: abertura do ano em Jacarezinho/PR
Álvaro Coutinho – A sombra do Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, em 17 de fevereiro, aconteceu a abertura do ano de 2019, na cidade de Jacarezinho /PR. Esteve presente, as Famílias de Schoenstatt, a campanha da Mãe Peregrina e o Terço dos Homens Mãe Rainha, das três dioceses vinculadas a esse santuário; Jacarezinho, Ourinhos e Assis, resultando na participação de mais de 550 pessoas durante todo o dia de reflexões, partilhas e transmissão das correntes de vida e metas.
No período da manhã, após o café e acolhida das 28 cidades presentes, a Liga das Famílias preparou uma oração, refletindo sobre o espírito desse novo ano de importantes jubileus – os 70 anos do III Marco da História de Schoenstatt (o 31 de maio) e 70 anos da Coroação e entrega do Cetro da filialidade heroica. Ofertando simbolicamente, mas no coração, a Mãe de Deus coroa e cetro, rezando a oração de Coroação Rainha da confiança vitoriosa.
Acordai-vos e despertai-vos mutuamente!
Em seguida, aprofundando ainda mais nesses Jubileus, a Ir.M.Jacinta transmitiu a todos uma síntese do ultimo Congresso de Outubro, destacando o Centenário de Hoerd e a Missão de leigos; o 31 de Maio e a Cruzada do pensar, viver e amar orgânico. Ela falou também sobre os 70 anos da coroação da Mãe de Deus, em Santa Maria/ RS, um momento em que foi possível recordar a coroação da Mãe, no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, que aconteceu no dia, 13 de Junho de 2010, que no próximo ano, vai comemorar 10 anos.
Em uma de suas colocações, Ir. M. Jacinta diz: “Somos chamados a edificar uma nova sociedade. Por isso, nossa missão é árdua e exigente”!
Após o almoço, os representantes do santuário de Jacarezinho/PR, Ieda Maria da Silva, da Liga Apostolica Feminina; Juliana Lavorato e Gabriela Pereira, da Juventude Feminina e Guilherme H. Ribeiro da Silva, da Juventude Masculina, contaram sobre a experiência profunda que tiveram na Jornada Mundial da Juventude no Panamá, que aconteceu em janeiro deste ano.
“O que mais me marcou nessa jornada foram as pessoas, os vínculos que construímos e a graça de poder vivenciar, o Schoenstatt internacional. Poder afirmar que somos uma Família Internacional… “ Contou Guilherme, de Abatiá/PR.
Após o momento de partilha dos Jovens, foi a vez do grupo missionário, João Luiz Pozzobon, apresentar sobre o trabalho vem desenvolvendo a quatro anos, com as Missões Familiares de Schoenstatt. Nesse ano, as missões acontecem entre os dias, 2 a 5 de março, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Barra do Jacaré/PR, sob o lema: Nova Família de Nazaré, enviados em Missão! No mesmo período em que a diocese de Jacarezinho, vivencia o Ano Missionário.
Em sintonia com esse momento, o Diácono Armando José da Silva, contou sobre as metas da Igreja no Brasil, o plano pastoral da diocese e evidenciou a importância de ser uma Igreja em constante estado de missão.
É feliz quem a Deus se confia
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Luz Fernando Lima, concelebrada pelo Pe. Celso Miqueli e Pe. Genésio da Costa, que é da diocese de Ourinhos/SP. No momento da Homilia, o Pe Luiz, partindo da reflexão da liturgia do dia, destacando as palavras: “É feliz quem a Deus se confia”, refletindo sobre a vida de missionários, na tarefa que recebem a partir do Santuário, anunciando a confiança em Deus, e como leigos, realizar a sua missão.
Cristãos não se despedem: encontro na Eucaristia
Ao término da celebração eucarística, a emoção tomou conta de todos, pois nesse dia, foi a despedida da assessora local, Ir.M.Jacinta Donati, que durante cinco anos, se empenhou e dedicou sua vida e missão a Jacarezinho.
A Família de Schoenstatt de todas as cidades atendidas pelo santuário de Jacarezinho, prestaram sua homenagem e gratidão a Irmã em um vídeo. “Seu carisma, espirito juvenil e dinamismo, construiu muitos vínculos em nosso meio, nos fez sair do comodismo. A Senhora nos fez levantar do sofá…” dizia o texto, que foi lido em sua homenagem. Encerrando o dia de aprendizados e inflamados por esse fogo, os missionários da Mãe de Deus, na tarefa que cada um têm, junto a Maria no santuário, foram enviados “Eis-me aqui envia-me”!
Fotos: Álvaro Coutinho e Vanisse 00