Abertura do ano no Santuário Tabor da Liberdade
Poliane Bôsco – Com o intuito de fortalecer os vínculos e reavivar seu ardor apostólico, a Família de Schoenstatt do santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG, se reuniu em 17 de fevereiro, para dar início às atividades do ano de 2019.
Missão de Profeta
Participaram do Encontro, os representantes da campanha da Mãe Peregrina e dos ramos do Tabor da Liberdade. Na oração inicial, em frente ao santuário, já foi proposto uma reflexão sobre alguns pontos que nortearão os trabalhos deste ano:
– 70 anos do III Marco da História de Schoenstatt (o 31 de maio)
– 70 anos da Coroação e entrega do Cetro da filialidade heroica
Pela Igreja, somos chamados a manter viva a chama de Cristo, inspirado pelo Mês Missionário – decretado pelo Papa Francisco o mês de outubro. Como Família de Schoenstatt, queremos a exemplo do Pai e Fundador, construir uma nova terra mariana.
Pe. Kentenich desejava levar Schoenstatt à Igreja, combatia o pensamento mecanicista e propunha o pensamento orgânico. Essa missão, hoje pertence à Família de Schoenstatt, cada ramo a partir do seu ideal, deve procurar promover o pensar, o amar e o viver orgânico.
Congresso de Hoerde
Já na tenda de celebrações, foi realizada uma palestra sobre o Congresso de Hoerde, que este ano comemora 100 anos. Adriano Henrique Oliveira de Carvalho, da União de Famílias, explicou sobre a importância deste Congresso para a história do Movimento Apostólico de Schoenstatt: “como nasceram e cresceram as principais características, e como foi difundido, tudo isso foi definido em Hoerde”, disse ele sobre a implantação da pedagogia e da estruturação do Movimento.
Algo novo está se criando
Também esteve presente, a Ir. M. Fernanda Balan, autora do livro “Algo Novo está se criando – Sinais dos tempos e profecias”, e contou um pouco sobre como surgiu a ideia de escrever este livro, com uma seleção de textos do Pe. José Kentenich. Ela falou de fatos sobre o Pai Fundador, que evidenciam a sua fé na prática da Divina Providência.
Adoração e bênção ao Santíssimo
A parte da manhã foi encerrada com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. O Pe. José Genildo Bezerra da Silva, pároco da Paróquia São José de Confins, presidiu a bênção do Santíssimo.
A força que precisamos
Na parte da tarde, foram apresentados alguns temas práticos: a vida no Santuário, a importância dos voluntários e da Pastoral do Santuário, além dos roteiros de estudo do ano e o lema a ser trabalhado.
“Este encontro da abertura do ano é importante por que nos prepara espiritualmente para a vida do santuário durante ano. Ampliamos nossos conhecimentos com as palestras do Adriano e da Irmã Fernanda. A parte espiritual, muito bem preparada pelo Movimento, nos dá a força que precisamos para sermos fiéis à nossa Aliança com a nossa Mãe e Rainha. Foi um dia de muitas bênçãos no nosso Santuário Tabor da Liberdade”, disse Wanda Varella, presidente do Conselho da Família.
Encerrando o encontro, a Santa Missa presidida pelo Pe. José Genildo e concelebrada pelo Pe Hélio Correa Maia, do santuário de Caraça/MG, frisou a importância de agradecermos por este dia de encontro e nos aprofundarmos na riqueza desta espiritualidade mariana.