Determinação para seguir em frente e colocar nas mãos de Deus e de Maria
Taciana Moury – Os ramos, Ligas e Uniões da Família Tabor da Esperança estiveram reunidos no Santuário, em Brasília/DF, em 17 de fevereiro, para o Encontro de Abertura das Atividades – Família Tabor da Esperança. Aproximadamente 270 pessoas participaram do evento, que contou com a presença do Pe. Afonso Wosny Filho, diretor Regional do Sudeste e das assessoras locais, as Irmãs de Maria de Schoenstatt: Ir. M. Floriza Kazue Okuda e Ir. M. Clades Schwengber, que atuam a partir do Santuário no Distrito Federal e algumas Dioceses de Goiás.
A programação teve início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe Afonso e foi seguida por uma palestra, também ministrada pelo Pe. Com o tema: O papel do Homem/Mulher do Tabor da Esperança na construção de uma nova terra Mariana.
O Padre destacou, na oportunidade, a importância do encontro, principalmente para motivar e estimular os integrantes da Família Tabor da Esperança. “Neste encontro podemos tirar da nossa fonte, que é o Santuário, a Força e a determinação para seguir em frente e colocar nas mãos de Deus e de Maria, as atividades planejadas ao longo do ano”, disse.
Ele reforçou ainda, que o encontro possibilita colocar o Movimento de Schoenstatt de Brasília e Região, em sintonia com o que está sendo realizado no resto do Brasil e do Mundo. “É muito importante, para ajudar à família Tabor da Esperança a se conectar com a linha que o movimento tem para o ano que se inicia, além de possibilitar escutar as vozes que são o coração desse movimento”, acrescentou.
Dinâmicas de grupo
Durante o evento, foram realizadas dinâmicas de grupo entre os participantes com o objetivo de integrar e gerar debates e discussões sobre o tema proposto na palestra. Segundo Tiago Machado e Valessa Oliveira, organizadores do evento e presidentes do Conselho da Família e da Liga de Famílias, os diversos representantes dos ramos de Schoenstatt foram mesclados durante a atividade. “O objetivo foi integrar mais o time e saber como cada um pensa sobre os temas propostos”, destacou a Valessa.
“É fundamental, que os grupos percebam como é importante estarmos todos unidos pelo Movimento de Schoenstatt”, destacou Tiago. Segundo ele, a adesão ao encontro anual superou as expectativas. “Ficamos muito felizes com o engajamento das pessoas. É um sinal de que o ano de 2019 vai ser muito proveitoso”, complementou.
Tiago Machado enfatizou que o maior desafio ao longo do ano é manter a equipe entrosada e atuante. Mas, a maior motivação, está na importância do movimento e no amor por Maria. “Muitos casais, crianças, gerações, conseguem ver nesse movimento as respostas do mundo. Tenho certeza, de que cada participante sente, o quanto esse trabalho nos torna capaz para superar as dificuldades do mundo”, finalizou Tiago.