Dia que ficará na história da família de Schoenstatt de Santa Catarina
Ir. M. Cleonice Kist – A Família de Schoenstatt de Santa Catarina recebeu no dia, 24 de fevereiro, as peças que vão compor o altar do Santuário que será construído para a Mãe de Deus. “A Mãe e Rainha vai fazer morada onde nós podemos colocar nossos pedidos e agradecer. Vamos ficar bem pertinho da Mãe de Deus, é um momento histórico”, disse Carmen Schuller. “Que a nossa Mãezinha abençoe a nossa missão, em especial, essas pessoas que estão à frente de tudo”, completou Maria Eufrazio Sombrio.
As peças do altar estavam em Itaara, distrito de Santa Maria/RS, na oficina dos Irmãos de Maria. Os membros da Família catarinense se organizaram para buscá-lo. “Muito amor e honra trazer para nosso Santuário o altar que abrigará nossa Mãe e Deus Pai”, disse Micheli Pauli.
Uma recepção cheia de alegria
O caminhão que transportava o altar foi recebido com muita alegria pelos voluntários, que descarregavam as peças uma a uma. Então, se iniciou um momento de cantos e oração. A noite seguiu com o jantar, onde todos ainda podiam comemorar esse fato tão importante na história do Movimento, no estado de Santa Catarina.
Diversos voluntários se reuniram para ajudar a descarregar as peças, os primeiros chegaram para a Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Ewerton Martins Gerent, o novo Pároco de Tijuquinhas, onde o Santuário será construído. Logo após, foi rezado o Santo Terço, seguido de uma roda de conversa sobre a história do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Catarina.
Coroa pela construção do Santuário
Durante a conversa, foi proposto um ano de coroação, em que oferecendo o esforço para uma vida de filialidade heroica, se conquiste a coroa: Coroa pelo Santuário, pela construção espiritual e material. Com intuito de preparar a coroação da Mãe, na tenda onde acontecem as celebrações, localizada na entrada do terreno do Santuário.
Agora, as peças esperam para serem montadas. Logo após, será colocado o quadro da Mãe Três Vezes Admirável (MTA), que já foi coroado na Catedral de Florianópolis/SC. Para muitos, esse foi um grande passo. A parte interna do Santuário já está em andamento. Agora a Família de Schoenstatt aguarda para erguer as paredes do primeiro Santuário da Mãe e Rainha em terras catarinenses.
Trecho da oração na recepção do altar para o Santuário de Santa Catarina
Querida Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, estamos reunidos para recepcionar o novo altar para o Teu Santuário aqui em santa Catarina. Representamos todos os membros da Família de Schoenstatt e todos que de uma forma ou outra, cooperam para que este sonho se torne realidade, colocando no altar do Santuário, todas as contribuições do Capital de Graças.
Queremos recordar que o altar é “símbolo do próprio Cristo” presente em nosso meio. Em cada sacrifício eucarístico oferecido sobre o altar de nossos santuários, Jesus torna-se presente, renova o sacrifício de sua paixão, morte e ressurreição, oferecendo-se por nós como vítima de reconciliação e entregando-se como alimento. É o maior sacrifício, a mais perfeita oração que podemos oferecer ao Pai, sob o olhar materno de Maria, o altar vivo que acolheu Jesus e o ofereceu ao Pai.
Sim, Mãe, Tu foste o primeiro altar da humanidade, a primeira portadora de Cristo. Teu coração recebeu por primeiro o Cristo como altar imaculado. Tu foste o altar, a patena, o cálice a custódia aberta para abrigar Cristo que queria passar por ti para vir ao mundo e salva-lo.