Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas da Campanha da Mãe Peregrina
O Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt reuniu 140 pessoas entre os dias 22 e 24 de fevereiro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. O encontro teve como objetivo o trabalho em grupo, voltado para a realidade de cada diocese.
“É o terceiro ano que nós participamos do encontro… são muitos rostos novos. Isso é sinal de que a Campanha está se renovando, esse empenho para manter a florescência da Campanha, que a Mãe de Deus espera de nós”, disse Waldomiro e Cristina Gatto, de Presidente Prudente/SP.
Uma nova terra mariana
A Ir. M. Gislaine Lourenço ministrou uma palestra com o tema: “Equipe Diocesana – Constrói uma nova terra mariana!” Criando uma relação entre o preparo do solo para o plantio e os passos a serem tomados após a motivação, por cada coordenador diocesano, em suas regiões. Logo após, as equipes “colocaram a mão na terra” para preparar o “plantio direto Mãe Peregrina”. Com um roteiro em mãos, refletiram sobre as atividades e iniciativas a serem realizadas no novo ano missão.
Sementes da fé
Como sinal de empenho, pela busca de uma nova terra mariana, os coordenadores ofertaram à Mãe e Rainha, pequenas talhas com a terra de suas respectivas dioceses. Cada uma delas recebeu uma semente de Maria, simbolizando a jardineira de Deus e também João Luiz Pozzobon, o primeiro missionário da Mãe Peregrina, apresentado como semeador, que espalhou as sementes da fé e do amor a Schoenstatt no coração de milhares de famílias.
Um Ano Missionário
A Vivência convocou os coordenadores a empenharem-se neste “Ano Missionário” a levar as sementes do Santuário aos lares das famílias e de suas paróquias. Para não esquecer este compromisso, cada Equipe Diocesana recebeu um punhado de semente para repartir entre os coordenadores e diversas regiões de sua diocese.
Segundo dia
“O amor a Cristo nos impulsiona!” foi o tema central dos trabalhos do segundo dia do Encontro. As atividades iniciaram com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Luís Antônio de Sales da arquidiocese militar, de Brasília/DF e concelebrada pelo Pe. Lauro Wisnieski, da arquidiocese de São Paulo/SP.
Logo após, a Ir. M. Adriane Maria Barbosa, assessora da campanha da Mãe Peregrina no Santuário Tabor da Liberdade, de Confins/MG, ministrou uma palestra com o tema: Centenário de Hoerde. Um acontecimento importante para o Movimento Apostólico de Schoenstatt, em sintonia com o mês especial missionário, que a Igreja celebra no próximo mês de outubro.
Espírito de Hoerde
Após apresentar o contexto histórico, a Ir. M. Adriane Maria fez a aplicação do espírito de Hoerde na atuação apostólica e missionária de João Pozzobon, afirmando que ele realizou em si e seu exemplo irradiou esse aspecto, a Igreja em constante saída, mais ainda do leigo apostólico. A atividade serviu como material de aprofundamento sobre o “querer ser missionário”, propondo a celebração de um ano de missões, em sintonia com a Igreja.
“Esses dias, em que estivemos no Santuário, foram muito importantes para o nosso ardor missionário. Saímos com todo o fogo missionário reacendido em chamas. Cada palestra feita pelas irmãs foi um grande incentivo, um grande ardor para a nossa missão”, disse Sonia Cruz de Montes Claros/MG.
Participaram do encontro as dioceses de: Londrina/PR, Maringá/PR, Presidente Prudente/SP, Luziania/GO, Anápolis/GO, Guaxupé/MG, Niterói/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Montes Claros/MG, Jaboticabal/SP, São Carlos/SP, São Paulo/SP, Santo Amaro/SP, Campo Limpo/SP, Franca/SP, Sorocaba/SP, Ourinhos/SP, Limeira/SP, Itapetininga/SP e Jacarezinho/PR.
Confira as fotos:
Primeiro dia
Segundo dia
Fonte: maeperegrina.org.br