Formação dos “Heróis do Mundo Novo”
Felipe Seitenfus – O Grupo de Pioneiros “Heróis do Mundo Novo”, da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas), de Santa Maria/RS, conquistou a estrela do lenço, concluindo a formação como Pioneiros de Schoenstatt. A conquista aconteceu durante o acampamento realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro, junto ao Santuário Puer et Pater, em Itaara/RS.
O acampamento começou pela manhã, com um encontro de revisão de tudo que foi visto durante a Etapa Estrela, a última etapa formativa (os pioneiros possuem quatro etapas de formação, na seguinte ordem: Bandeira, Santuário, Coroa e Estrela). Em seguida, eles tiveram um momento de lazer no açude, muito aguardado por todos, seguido do almoço.
Guia dos Pioneiros
Durante a tarde, os pioneiros confeccionaram e costuraram a estrela em seus lenços. Ela significa que Maria é a estrela guia dos Pioneiros. A estrela é símbolo de condução: orientava os navegantes no mar (por isso, Maria também recebe o título de “Stella Maris”, Estrela do Mar) e guiou os reis magos até o menino Jesus. Maria como estrela, foi a guia de José Engling nos momentos mais difíceis de sua vida, mesmo durante a guerra. Da mesma forma, o Pioneiro se confia a Maria, sua estrela guia que o orienta em seu caminho de autoeducação. Ela é a grande educadora, ela forma o homem novo em nós.
Próxima etapa
Depois, o forte calor convidou o grupo para mais um mergulho no açude, até o jantar. Logo após, foi feita uma retrospectiva dos três anos como pioneiros e ouvido o testemunho do líder do ramo do Jumas de Santa Maria, Gabriel Grasel, sobre a próxima etapa – de Pioneiros, para Aliados – e os desafios e conquistas que o grupo terá a partir de agora, como Juventude Masculina.
“É uma oportunidade de conhecer individualmente cada um deles, para qualquer dirigente de ramo, é uma experiência que ajuda a dar uma ar de unidade e de vinculação entre todos os membros”, disse Gabriel Grasel. A noite encerrou com um momento diante da Pira e do Monumento aos Heróis, junto ao Santuário.
Família de Schoenstatt
No domingo, durante a missa, os pioneiros finalmente conquistaram a estrela, em uma celebração na presença dos pais. Após a missa, os pais fizeram um almoço em conjunto, reforçando o sentimento familiar dentro do grupo.
“Neste momento pude ver que a unidade entre os meninos também se estendiam entre os familiares pois, todos conversavam entre si sobre diversos assuntos e bem descontraídos, como uma verdadeira família de Schoenstatt”, finalizou Gabriel.