Juventude Feminina: pequenas Marias no mundo
Isabela Dutra Ventorini – A Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) de Santa Maria/RS, realizou o retiro “Meu Sim à Rainha dos Lírios”, à sombra do Santuário Puer et Pater, em Itaara/RS, entre os dias 23 e 24 de fevereiro, onde o grupo fez um momento de reflexão.
“Ter participado do retiro foi algo muito especial. Já participo há 10 anos na Jufem, ver as meninas que conheci pequenas, entrando nas Apóstolas e agora já iniciamos na Jufem, é algo muito gratificante, pois estou vendo a nossa Jufem Santa Maria/RS e o Jardim da Mãe de Deus ganhando novos lírios e isso me traz muita alegria”, disse Maiara Madrid.
Troca de experiências
O próximo passo foi conhecer cada participante do retiro melhor, fortalecendo os laços de amizade entre o grupo. Em seguida, o testemunho do Ramo das Mães, sobre a caminhada no Movimento Apostólico de Schoenstatt. Depois de um pequeno intervalo, a União de Famílias também relembrou sobre a caminhada na Jufem e no Movimento, onde trocaram experiências e contaram sobre influências de épocas distintas.
Reconciliação com Deus
Terminada essa etapa do dia, o grupo aproveitou a beleza do Santuário e participou de partidas de vôlei. Após o jantar, o Pe. Clécio Almeida realizou uma palestra sobre a reconciliação com Deus, por meio da Confissão. Ele mostrou, através de um experimento, que os pecados cometidos tiram a pureza do batismo, e que através do sacramento da Reconciliação, recuperamos a plenitude da relação com Deus. Logo após, o grupo teve o momento das confissões.
Lanterna para iluminar
Após o momento de confissão, utilizando uma lanterna, o grupo seguiu para o Santuário para a última atividade do dia: a vivência. Durante este momento a juventude refletiu sobre a profundidade do “sim” à Rainha dos Lírios, aproximando o coração da Mãe de Deus, como nas palavras do Pe. Kentenich: “Não esqueças, pequena serva, quem tu és, e que possuis uma coroa”. [i]
Troca de cartas
A última atividade do primeiro dia foi a troca de cartas, entre diversas participantes da Juventude Feminina de Schoenstatt, com mensagens de apoio e acolhimento. Por fim, o grupo se dirigiu para as cabanas onde estavam hospedadas para dormir.
Segundo dia: encerramento
Para encerrar as atividades, foi dada a tarefa de que cada uma procurasse algo que representasse o antes e depois do retiro. Em seguida a Santa Missa, presidida pelo Pe. Clécio Almeida, com a presença dos pais. Durante a homilia, o Pe. Clécio ressaltou a importância do “sim” à Mãe de Deus na sociedade atual.
“Rezo para que o amor da Mãezinha e o carisma de Schoenstatt inflame, cada vez mais, o coração das meninas, para elas continuarem na caminhada até a santidade, sendo pequenas Marias no mundo”, finalizou Maiara
[i] Pe. Kentenich: Eu saúdo os lírios