As Missões Familiares do Regional Sudeste em 2019
“Conhece a terra tão cálida e acolhedora, que o eterno amor construiu para si;
Onde corações nobres pulsam intimamente unidos e se suportam com alegria sacrifical;
Onde, abrigando uns aos outros, se inflamam e afluem para o coração de Deus;
Onde brotam torrentes borbulhantes de amor, para saciar a sede de amor no mundo?”
(Rumo ao Céu, 600)
Daniel e Miriam Bueno – Quem já teve a graça de participar das Missões Familiares de Schoenstatt sabe o quanto esta estrofe do Hino da Minha Terra (Rumo ao Céu, 600) caracteriza essa experiência. Neste Carnaval, dos dias 2 a 5 de março, realizou-se na cidade de Caieiras/SP a terceira Missão Familiar do Regional Sudeste. Ao todo, aproximadamente 135 missionários participaram, entre jovens da Juventude Masculina e da Juventude Feminina, crianças, casais da Liga, da União e do Instituto de Famílias e os assessores: Pe. Ailton Brito, Pe. Afonso Wosny, o seminarista Maike Andrade, Sra. Raquel Padilla, Sra. Ana Christina Melquiades e Ir. Lucia Maria Menzel.
O grupo se reuniu no Santuário do Jaraguá, em São Paulo/SP, pela manhã do dia 2 e foram organizados em duas comunidades, somando 15 famílias. Em frente ao Santuário Sião, receberam a Cruz e formaram as ‘famílias missionárias’ – um casal com seus respectivos filhos e alguns “filhos adotivos” que participam das missões. De lá partiram para as comunidades Santa Tereza d´Ávila, no bairro Vera Tereza, e Santa Terezinha, na Vila dos Pinheiros. Cada comunidade ficou acomodada em um colégio estadual dos bairros.
Alegria, entrega, unidade… ser família!
A rotina missionária se dividia entre organização do espaço, vivências, saídas para visitar as casas do bairro, oficinas, terços e missas na capela da comunidade. Os momentos de refeição eram sempre recheados de alegria e vivências familiares e o ‘Santuário Missão’ (estabelecido em uma das salas do colégio) era um verdadeiro Cenáculo, onde adoravam Jesus a cada noite e onde eram enviados como família para a missão de cada dia.
Um ponto alto foi a noite de segunda-feira, quando as duas comunidades se reuniram para a Festa do Carnaval. Foi uma noite de muita alegria na qual crianças, jovens, adultos e idosos puderam se divertir dançando. A noite culminou com o teatro dos jovens, que fez refletir sobre a presença do amor de Deus no dia a dia e os conduziu a um momento especial de adoração e benção do Santíssimo. Nesse lugar também foi realizada a missa de encerramento na terça-feira à noite, com a forte presença de pessoas das duas comunidades missionadas.
Cenáculo com o Pai
Neste ano as Missões Familiares do Sudeste acentuaram a presença do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, com o lema: “Transparentes do Pai, Cenáculos de uma Nova Terra Mariana”. Foram momentos de cenáculo e encontro com o Pai, em que, juntos, puderam vivenciar a construção da Nova Terra Mariana. Como gesto concreto para o Capital de Graças, cada família conquistou uma muda de árvore frutífera durante as missões. No último sábado, 9 de março, alguns representantes estiveram novamente em Caieiras para plantar as mudas e presentear um belo pomar ao Santuário.
A Missão Familiar é um espaço no qual é possível viver a experiência prática de ser uma só família do Pai. Um lugar onde os pais se sentem mais completos com novos filhos, onde os jovens ganham novos pais e irmãos, onde as famílias trabalham em corresponsabilidade, cada uma assumindo sua tarefa com magnanimidade e alegria, onde aprendemos que somos responsáveis uns pelos outros. Um lugar onde experimentamos que o amor de Deus, que nos une, é o mesmo que nos chama e impulsiona a sair em missão pelas ruas e dar uma nova vida à Igreja.