Encontro da Família de Schoenstatt na Diocese cearense
Tadeu e Rosany Ramos – Aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de março de 2019 o XXII Encontro Diocesano do Movimento Apostólico de Schoenstatt da Diocese de Crato/CE.
O encontro teve início com a celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Em sua homilia, ele destacou a unidade da Igreja e o testemunho de cada um de seus membros. Não se pode dizer, pregar uma coisa e fazer outra, disse ele. O bispo acolheu todos os 128 participantes e os orientou a viver um verdadeiro encontro, pedindo que procurassem conhecer pelo menos três novas pessoas até o final do encontro.
A programação continuou, após a Santa Missa, com as palavras iniciais do assistente eclesiástico do Movimento na Diocese, Pe. José Ricardo Sales, sobre o conteúdo do dia. Em seguida a Ir. M. Cassiana Janish, assessora da Campanha da Mãe Peregrina no estado do Ceará, também fez suas considerações iniciais, relatando que encontrou uma verdadeira atmosfera schoenstattiana nesse encontro.
O casal Tadeu e Rosany Ramos, coordenadores diocesanos da Campanha da Mãe Peregrina, fez um resumo dos trabalhos realizados em 2018, destacando a visita da Imagem Peregrina Auxiliar da Mãe e Rainha e de um ícone do Pe. José Kentenich a todas as Paróquias da Diocese.
A Nova Terra da Aliança
O encontro continuou no sábado, com a primeira palestra aplicada pelo Pe. José Ricardo sobre a iniciação à vida cristã – em comunhão com a Igreja, mais uma vez o Movimento Apostólico de Schoenstatt se propôs a trabalhar esse tema na Diocese. Em seguida, Ir. M. Cassiana colocou todos em sintonia com as correntes de vida do Movimento de Schoenstatt, falando sobre o tema: “Com a Mãe Peregrina, cultivamos a Nova Terra da Aliança”. Ela incentivou os participantes e mostrou meios de se cultivar a ‘nova terra mariana’ nos vários ambientes onde vivem e atuam.
Após o almoço a atenção se voltou para a vivência, sob o tema: “Com o novo início no Espírito Santo, nasce uma Terra Mariana” – os “atores” eram todos pertencentes ao Movimento de Schoenstatt da Diocese de Crato. Essa vivência culminou com a coroação de Nossa Senhora da Conceição, um momento marcante do encontro.
Vínculos e santidade
Ainda no sábado à tarde houve a segunda palestra proferida pela assessora. Dessa vez, Ir. M. Cassiana falou sobre semear a nova terra mariana pela “vinculação”. Ela apontou que a chave para alcançar a santidade de todos os dias é a palavra VINCULAÇÃO: É preciso estar vinculado a Deus, ao trabalho e ao próximo.
Após a reflexão, os participantes se reuniram em grupos para planejar os trabalhos deste ano e, a partir daí, foram apresentadas algumas propostas concretas, como o incentivo para a formação da Juventude Masculina de Schoenstatt em toda a Diocese – atualmente o Jumas está presente apenas na Paróquia de Mauriti/CE. Outra proposta, entre outras, é levar a mensagem da Aliança de Amor a mais e mais pessoas, para que as mesmas possam se consagrar à Mãe Três Vezes Admirável.
Para finalizar a noite houve um momento intenso de oração diante do Santíssimo Sacramento e um show mariano concluindo o sábado.
Ações pelo Pai
O projeto ‘Amigos do Padre Kentenich’ ganhou a atenção de todos no domingo. O Diácono Francisco Alves, de Mauriti, explicou como é possível colaborar para a beatificação do Pai e Fundador e apresentou as iniciativas que já são feitas na Diocese, como o Terço das Rosas, a divulgação da novena e uma corrente de oração todo dia 15 de cada mês. Por fim, foi feito o encerramento do encontro, com Celebração Eucarística presidida pelo assistente eclesiástico. A partir daí todos são enviados como missionários para um novo início no Espírito Santo, por uma Nova Terra Mariana.