Tempo de formação e integração para a Jufem
Larissa Rodrigues – Estar apaixonada por Jesus, pelo ideal… Nos dias 9 e 10 de março de 2019, dirigentes e representantes de Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) e das Apóstolas Luzentes de Maria estiveram reunidas para o seu encontro anual, dessa vez com um diferencial: na Casa da Juventude, em Atibaia/SP.
Representantes de 23 cidades dos regionais Paraná e Sudeste, pela primeira vez, estiveram reunidas na Casa da Juventude (no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP), para traçar o plano de trabalho para seus locais no ano de 2019.
A juventude mergulhou nas correntes do ano, em especial nos 70 anos do III Marco Histórico do Movimento, o ‘31 de Maio’, e nos 70 anos da coroação da Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heróica. As assessoras conduziram todos os momentos para se refletir sobre o amar, pensar e viver orgânicos, tal qual o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ansiava para a sua Família de Schoenstatt.
Atrair corações
Com palestras, oficinas e dinâmicas, tudo levou à reflexão de como fazer com que o ideal do homem novo para a nova sociedade gere vida em seus locais e como se preparar da melhor forma para o grande jubileu de 80 anos da Jufem, que será celebrado no próximo ano.
Ir. Fabiana Maria Costa, assessora da Juventude Feminina de Schoenstatt no Rio de Janeiro, explica o intuito desse encontro: “Reunir as dirigentes a cada ano tem extrema importância no sentido da formação e da partilha sobre a realidade de cada local, para que possam projetar algo para o futuro e tenham uma aspiração de vida bem concreta no ramo”.
No sábado a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, capelão do Santuário de Atibaia, e cada uma pode refletir pessoalmente sobre sua missão como dirigente. O evangelho do dia falava sobre o seguir a Jesus e a adesão à missão especial de cada um a quem Ele faz o convite: vem e segue-me. Como dirigentes, elas devem estar inteiramente imersas no amor a Jesus, a Mãe de Deus, ao ideal, pois somente assim conseguirão atrair outros corações para o canteiro da Mãe Três Vezes Admirável. Pe. Francisco denominou o encontro, este tempo de formação e partilha, como momento propício para reavivar o perfume lirial, o ardor pela missão a qual cada uma foi chamada e retornar aos seus locais com renovada consciência de instrumento.
“Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”
No domingo, Lucas Galhardo, da Juventude Masculina de Schoenstatt de Caieiras/SP e da Pastoral Juvenil do Celam, esteve presente e partilhou suas experiências sobre o Sínodo da Juventude, do qual participou como um dos 34 auditores.
O Sínodo da Juventude, cujo tema foi “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, teve como objetivo ouvir a opinião da juventude como um todo, de representantes do mundo inteiro. “Os jovens, de fato, querem ser ouvidos, reconhecidos, acompanhados e querem que sua voz seja considerada interessante e útil no campo social e eclesial” [1]. O Documento Final do Sínodo com suas conclusões estão disponíveis neste link.
Casa da Juventude: um presente para o Pai!
Até o início de 2018, a ‘Casa Ir. M. Emílie Engel’ era dedicada somente aos trabalhos vocacionais da comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Como um presente para o Pai e Fundador no ano jubilar (50 anos de falecimento do Fundador), as Irmãs de Maria disponibilizaram a casa para os trabalhos da Jufem e esta se tornou, então, a Casa da Juventude. O secretariado da Jufem e as vocacionadas dividem espaço e somam forças em suas atividades apostólicas, movidas por um único anseio: tornar-se Pequenas Marias Luzentes.
[1] Sínodo sobre os Jovens: o que diz o Documento Final. 2018. Disponível em: vaticannews.va/pt
1 comentário