Coordenadores do Rio Grande do Sul abrem o ano com uma jornada de formação
Ir. M. Cristiane Batalin – Iniciando o ano de 2019, os coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt do Rio Grande do Sul se reuniram junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, nos dias 9 e 10 de março. Estavam presentes coordenadores das dioceses de Frederico Westphalen, Cruz Alta, Santo Ângelo, Uruguaiana, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, num total de 112 participantes.
O lema ‘Com a Mãe Peregrina, cultivamos a Nova Terra Mariana’ foi o fio condutor das atividades durante o final de semana, que iniciaram com as palestras de Ir. M. Cristiane Batalin e Ir. M. Helena Dal Molin no sábado pela manhã. Na parte da tarde, Pe. Vandemir Meister, postulador da Causa de Beatificação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon – que iniciou a Campanha da Mãe Peregrina – apresentou o Servo de Deus como o modelo de santo para a vida diária, ressaltando alguns aspectos concretos de sua vida.
Os momentos de oração, como o terço junto à Peregrina Original e a oração silenciosa no Santuário Tabor, foram muito apreciados pelos participantes. Também houve uma vivência no sábado à noite: ‘Com o novo início no Espírito Santo, nasce uma terra Mariana’, que culminou com a renovação da coroação da Mãe com a oração de Rainha da Filialidade Heroica, junto ao Santuário.
Por uma nova terra
Ainda na tarde de sábado, os coordenadores vivenciaram um grande momento de partilha, no qual todos tiveram a oportunidade de saborear as diversas iniciativas realizadas por ocasião do Ano Padre Kentenich nas dioceses. A partilha continuou com um trabalho em pequenos grupos, numa reflexão que procurou sintetizar e aplicar, no apostolado com a Mãe Peregrina, os temas do dia.
No domingo, dia 10, os participantes acordaram cedo para participar da Missa às 7 horas, na Capela Tabor, presidida pelo Pe. Vandemir. A manhã de trabalhos que se seguiu foi dividida por dioceses, como um momento de concretizar as ações que a Campanha da Mãe Peregrina quer desenvolver em seu trabalho missionário deste ano. Concretamente, cada diocese traçou suas metas de trabalho, acentuando o empenho missionário junto às famílias que recebem a Mãe Peregrina e a coroação das imagens Auxiliares e das famílias, pois constataram que a Mãe precisa mostrar-se como Rainha, afim de que sejam vencidos os grandes desafios de nosso tempo.
Assim, motivados, todos foram mais uma vez ao Santuário Tabor renovar o compromisso como coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina, na certeza de que ela é a grande missionária e realizará milagres.
Fotos: Ir. M. Lisane Gossler
Fonte: santuariotabor.org.br