A Família de Schoenstatt de Maringá/PR saiu em missão para construir uma Nova Terra Mariana em sua Terceira Missão Familiar, ocorrida entre os dias 1 e 5 de março.
Mariane Teles – Movidos pelo lema “Família Heroica em Cristo, por uma Nova Terra Mariana”, a Família de Schoenstatt de Maringá viajou até os distritos de Aquidaban e São Miguel do Cambuí, em Marialva/PR, para anunciar o Querigma à população.
Do dia 1 a 5 de março, os moradores puderam ver nas ruas, com a Mãe Peregrina nos braços, cerca de 80 pessoas que se dispuseram a sair em missão. Iniciando com a Santa Missa, na sexta-feira, na Ermida do futuro Santuário de Schoenstatt de Maringá, os missionários descobriram quem seriam suas “famílias” durante aquele período. Com muita animação, eles foram enviados até as duas comunidades no qual ficaram durante todo o período de Carnaval.
Vida em comunidade e com a comunidade
No sábado, domingo e segunda-feira de manhã, as famílias saíram cedo de seus alojamentos para visitar as casas dos moradores; logo em seguida, voltavam para partilhar o almoço em comunidade. À tarde, por meio de momentos de espiritualidade, pais e filhos adotivos vinculavam-se para as atividades em conjunto sobre o tema da Sagrada Família de Nazaré.
“É a primeira vez que eu e minha família participamos das Missões e foi uma experiência maravilhosa. Em nossos dias na comunidade, formamos uma grande família, dividindo todas as tarefas de maneira igual. Saímos para missionar levando a Mãe e a palavra de Deus às outras pessoas, sentimos o afeto, o amor e a fé em cada lar visitado. Foi uma benção para nossa família poder ser pequenos instrumentos na mão de Deus, para formar uma nova terra Mariana. Estamos ansiosos para participar da próxima missão, se Deus quiser”, comenta Adinaldo Colaço, da Liga de Famílias de Schoenstatt.
A Missão também contou com oficinas para as crianças, os jovens e adultos. Essas oficinas foram preparadas para tratar de assuntos atuais, no intuito da comunidade se aprofundar nos ensinamentos e no amor de Cristo no seu dia a dia. Os terços e as Missas também acompanharam esses dias de missão, todas presididas pelo Pe. Júlio Fabiano Rodrigues, assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt no Paraná, ou pelo Pe. Darcy Maximino de Oliveira, pároco da Igreja Bom Jesus, de Aquidaban.
Onde a Mãe de Deus habita
Na segunda-feira, após a missa na Capela São Miguel do Cambuí, aconteceu a Noite Missionária, um momento que pode reunir os missionários e a comunidade. A diversão ficou por conta de algumas músicas tocadas e o principal momento dessa noite foi a adoração eucarística, no qual todos puderam contemplar a Cristo.
Rafael Lineker selou a Aliança de Amor recentemente, pelo Círculo da Aliança, e conta: “Essa foi a minha primeira experiência missionária e confesso que, inicialmente, tive um pouco de receio, pois sou bastante tímido. Contudo, me surpreendi muito com o sentimento de união, de ‘comum unidade’ entre os integrantes e o amor e a dedicação para ser um presente à comunidade local. Encontramos um povo de fé em Cambuí que, mesmo com suas dificuldades próprias, nos recebeu de corações e casas abertas”. Ele completa: “Estar em missão nesses dias foi incrível, uma experiência de amor incomparável, que nos permite utilizar os ‘óculos’ do coração para se enxergar de uma forma especial o sentido do todo de Schoenstatt, o amor da MTA e os vínculos que surgem a partir do Santuário”.
Na Missa de encerramento, ocorrida na terça-feira, dia 5, em Aquidaban, podiam-se ver os olhos alegres e os sorrisos espalhados nos rostos dos missionários. No coração eles carregam a certeza de que conseguiram fazer dos dois distritos um pedaço de uma Nova Terra Mariana, onde a Mãe de Deus habita e convida toda a população a caminhar em direção ao seu Filho.