Encontro de Dirigentes da Liga das Mães de Schoenstatt
Maria Rita Vianna – Entre os dias 15 e 17 de março de 2019, as dirigentes da Liga das Mães de Schoenstatt reuniram-se, em Atibaia/SP, para o Encontro Anual. São dias muito esperados pelas representantes dos regionais Sudeste e Paraná; algumas dirigentes, de locais distantes, demoram um dia todo para chegar a Atibaia – mas os sacrifícios, entregues à Rainha Custódia Viva como contribuição ao Capital de Graças, são recompensados!
Durante a programação do Encontro de Dirigentes constam momentos de oração, de meditação, de palestras, de vivências, além da Celebração Eucarística diária. Neste Encontro também se foca o lema que conduz a Liga das Mães durante o ano todo.
Desde 2018, todas as mães do Sudeste e do Paraná preparam-se para o Jubileu de Brilhante do ramo, que acontecerá em 2022. O fio condutor de gratidão pelos 75 anos de vida da Liga das Mães no Brasil é: CHEGOU A HORA DO TEU AMOR! FAÇA-SE A PEQUENAMARIA, UM BRILHANTE NAS MÃOS DO PAI!
O diamante bruto – cada mãe – quer deixar-se lapidar pelas mãos do Pai e tornar-se um brilhante de Sua presença na família, na sociedade.
O lema está dividido em três temas. No ano passado, 2018, trabalhou-se “A beleza e o desafio de ser mulher”. Este ano: “A beleza e o desafio de ser esposa”. O próximo: “A beleza e o desafio de ser mãe”.
Autoeducação a lapidar
Para cada uma relembrar o dia do seu matrimônio, as dirigentes levaram fotos do seu casamento, preenchendo um painel de alegria e recordações. Durante o encontro, pequenas contas simbolizavam o diamante que quer ser lapidado pela autoeducação, sempre com a imprescindível ajuda da Rainha Custódia Viva, para irradiar ao mundo a beleza e a preciosidade da mulher que por ela se deixa conduzir.
Na abertura do Encontro, momentos para rever o primeiro tema: “A beleza e o desafio de ser mulher”, reconhecendo as dificuldades que a mulher enfrenta na sociedade. E momentos para conhecer, aprofundar o tema deste ano, por meio de palestras, vivências e painel formado pelas assessoras Ir. Elvira Maria Lawand e Ir. M. Doralice de Souza, e a mães: Maria Lúcia Pepe Gomes e Valéria Lorenzi, da Vila Mariana-São Paulo/SP, e Ana Flávia Gomes de Oliveira Brugnari, de Curitiba/PR.
A Liga das Mães é um ramo da Ala Feminina de Schoenstatt, portanto, quer conhecer, viver e morrer por Cristo a serviço da Obra de Schoenstatt. Assim, durante o Encontro são apresentadas palestras com determinados temas, unindo o ramo a todas as correntes de vida da Família, dos filhos e filhas do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Nesse intuito, Fatima Salgado, de Niterói/RJ, falou sobre os 100 anos do Congresso de Hoerde e Ir. M. Nelly Mendes sobre o jubileu de 70 anos do ‘31 de Maio’, também da entrega da coroa e do cetro da filialidade heroica.
É impossível deixar de contar sobre um momento profundo do Encontro. Cada dirigente escreveu uma carta para seu esposo e a assessora regional, Ir. M. Mariane Galina, encarregou-se de enviá-las pelo correio; fica a expectativa: como o marido vai receber?
Também fica a expectativa para o Encontro de 2020, já bem próximo do Jubileu de Brilhante.