Coordenadores por uma nova terra mariana
Ir. M. Rosequiel Fávero – 140 coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt de oito dioceses e dois estados do Regional Nordeste 2 estiveram reunidos em Garanhuns/PE, para a sua jornada anual de formação e planejamento. A maioria das atividades foi no Seminário São José, mas – para a alegria de todos – as atividades da tarde de sábado foram junto ao Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias.
A jornada iniciou animada na noite de sexta-feira, 22 de março, celebrando o reencontro de muitos coordenadores que já a esperam para encontrar-se e partilhar experiências com aqueles que, muitas vezes, em lugares bem distantes, têm a mesma missão: animar a Campanha da Mãe Peregrina nas paróquias e dioceses, mantendo-a sempre ligada à ‘fonte’: o Santuário. Neste ano, a jornada esteve especialmente animada pela presença de cinco jovens vocacionadas das Irmãs de Maria. Oriundas das dioceses presentes, representavam uma alegria especial para os coordenadores que ‘já sonhavam’ em ter uma Irmã de Maria de sua paróquia: “Vamos rezar por elas, pelo seu discernimento vocacional”, repetiam.
O lema ‘Com a Mãe Peregrina, cultivamos a Nova Terra Mariana’ foi o fio vermelho que norteou as reflexões e trabalhos no final de semana, que começaram com a palestra feita pelo Pe. Pedro Igor Leite da Silva, do clero da Diocese de Garanhuns, que apresentou o chamado do cristão à santidade, como está apresentada na Exortação Apostólica ‘Gaudete et Exsultate’, do Papa Francisco.
“A Santidade vivida no dia a dia é nossa forma de cultivar a Nova Terra Mariana”, continuou a assessora da Campanha da Mãe Peregrina, Ir. M. Rosequiel Fávero, “uma santidade que, em Schoenstatt, tem um nome: Santidade de Todos os Dias, ou também, Filialidade Heroica”.
Na tarde de sábado aconteceu a esperada peregrinação ao Santuário, com a participação na Santa Missa, presidida pelo capelão do Santuário, Pe. Silvano Machado da Silva. Um aceno especial de Deus para os participantes da Jornada foi um arco-íris que surgiu bem perto do Santuário. Sinal que recorda a Aliança de Amor, que selaram duas coordenadoras da Diocese de Salgueiro/PE, no final dessa tarde de peregrinação.
Um momento especial de oração fechou as atividades de sábado. A recordação que vivemos, como Família de Schoenstatt, um novo começo no Espírito Santo, como foi há 50 anos, logo após o falecimento do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Todos foram convidados a invocar o Espírito Santo e a coroar mais uma vez a Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heroica, como fez o Pai e Fundador há 70 anos.
A manhã de domingo, após a participação na Santa Missa presidida mais uma vez pelo Pe. Silvano, foi de trabalho e reflexões: quais as dificuldades que temos, como aplicar o que aprendemos em nossas paróquias/dioceses? Em muitos espaços do seminário podia se encontrar os grupos de coordenadores refletindo, ajustando agendas e planejando o ano. Tudo foi colocado nas mãos da Mãe e Rainha de Schoenstatt na capela do seminário, pela renovação da consagração à Mãe de Deus e do compromisso como coordenador da Campanha da Mãe Peregrina.
Imbuídos da missão e felizes por tudo o que receberam na Jornada, os coordenadores partiram para suas dioceses, porque é lá, nas famílias e paróquias, que deve ser cultivada especialmente a Nova Terra Mariana.
Mais fotos: página 1 – página 2
Fotos: Ir Glória Maria Melo / coordenadores