Peregrinação da Diocese de Petrópolis/RJ
Sueli Braga Alves – A Diocese de Petrópolis/RJ realizou sua romaria diocesana ao Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro/RJ, no último dia 24 de março de 2019.
Aproximadamente 1200 pessoas participaram desse momento. Os quatro decanatos da Diocese estiveram representados por famílias, missionários e coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina, pela Liga das Mães e outros ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Também participaram, nesse dia, grupos das cidades de Maricá/RJ e Rio de Janeiro.
As atividades começaram por volta das 9h30min, com a oração e acolhida em frente ao Santuário. Em seguida foi acesa a Pira, na qual foram depositadas as contribuições simbólicas ao Capital de Graças, de tantas pessoas, paróquias e cidades.
Dali os romeiros seguiram para a Tenda, onde a Ir. Fabiana Maria Costa conduziu uma reflexão sobre do tema “Família Missionária: Constrói a nova terra mariana”. Mas, como construir essa terra? Para isso é necessário CUIDAR que os corações sejam abrigados, que estejam unidos ao coração da Mãe no Santuário, diz a Ir. Fabiana Maria. Também CONTRIBUIR com o Capital de Graças no Santuário, COROAR a Mãe e Rainha, para que ela possa reinar sobre as famílias, e COLOCAR o cetro nas mãos da Mãe de Deus, testemunhando o seu poder e a sua força. Esse momento é encerrado com a coroação da Mãe.
Logo após, foi rezado o Terço, conduzido pelo grupo do Terço dos Homens do Rio de Janeiro, já preparando os corações para a Santa Missa, às 11h30min. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Jacson Maia, da Paróquia São Sebastião, de Vargem Grande, na cidade do Rio de Janeiro. Ele estimulou a conversão, nesse período da Quaresma, segundo aponta a liturgia do dia.
Após a missa, os romeiros lancharam e confraternizaram num clima de alegria e descontração. Às 14 horas teve início uma Via Sacra, terminando assim as atividades no Santuário.