Jornada Estadual da Família de Schoenstatt
Ir. M. Rosequiel Fávero – Centenas de lideranças do Movimento Apostólico de Schoenstatt de Santa Catarina se reuniram no Centro do Movimento, em Biguaçu/SC, para a sua Jornada Estadual.
No sábado, 16 de março, desde muito cedo as caravanas, de perto e de longe, chegaram ao bairro Tijuquinhas, onde será construído o primeiro Santuário Filial de Schoenstatt no estado de Santa Catarina. Todos foram acolhidos pelos membros do Movimento da Arquidiocese de Florianópolis, que trabalharam muito nos últimos dias para essa jornada.
Após a adoração e bênção do santíssimo, Pe. Pedro Kolher, assistente eclesiástico do Movimento de Schoenstatt em Florianópolis, deu a primeira palestra do dia sobre o chamado de cada cristão à santidade.
O centenário do Congresso de Hoerde foi abordado logo em seguida pelo Pe. Vandemir Meister que, além de colaborar na jornada, esteve à disposição das lideranças do Terço dos Homens de diversas cidades catarinenses que também estavam presentes.
Um tijolo na construção
Uma apresentação animada de teatro mostrou as circunstâncias do Congresso de Hoerde e a herança espiritual que a Família de Schoenstatt herdou dele. Como símbolo dessa herança, apresentaram a imagem de São Paulo para o futuro Santuário, como recordação de que, como o ‘espírito apostólico de São Paulo’ animou os participantes daquele Congresso, deverá animar também – hoje – os schoenstattianos de Santa Catarina.
Uma alegria especial para o intervalo do almoço foi a possibilidade de visitar o altar do futuro Santuário, já montado na Casa do Movimento. Era possível ajoelhar-se diante do trono da Rainha e já imaginar-se dentro do tão sonhado Santuário, um momento de muita emoção.
Emocionante foi também o teatro com o qual foram reiniciadas as atividades: um Santuário foi ‘construído’ com tijolos de papel, enquanto o locutor explicava: “Cada um de nós, com suas contribuições para o Capital de Graças, é um tijolo nessa construção”. Micheli Pauli, que coordena a comissão pró-construção do Santuário, entusiasmou a todos para colaborarem espiritual e materialmente, para que o sonho do Santuário se torne realidade.
Filialidade heroica
A última palestra do dia esteve a cargo da Ir. M. Cleonice Kist, que apresentou a Filialidade Heroica como o estilo de santidade do Schoenstatt brasileiro. O tema teve sua culminância com a renovação da coroação da imagem da MTA para o Santuário, feita há dez anos, por ocasião dos 60 anos da coroação da Rainha da Filialidade Heroica.
A jornada foi concluída com a Santa Missa, presidida por Pe. Vandemir, que estimulou a Família de Schoenstatt de Santa Catarina na conquista do seu Santuário, pelo esforço em viver a santidade no seu dia a dia. Com alegria, enviou todos nesta conquista, no retorno às suas dioceses e paróquias.