Em busca de sorrisos e de uma sadia educação infantil
Poliane Bôsco – O Centro Educacional Infantil (CEI) Semente de Vida, de Confins/MG, completou 15 anos da fundação. Ele foi criado como uma ação social do Movimento Apostólico de Schoenstatt e, desde então, é assistido pela Família Schoenstattiana. Como marco dessa data, no último sábado, 30 de março de 2019, foi celebrada uma Missa em ação de graças no Santuário Tabor da Liberdade.
A instituição foi criada com o objetivo de atender as crianças da cidade e propor uma educação baseada na Pedagogia de Schoenstatt, formulada pelo fundador Pe. José Kentenich. Seu anseio é contribuir para a formação de seres humanos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade na qual prevaleçam os valores intelectuais, éticos, sociais, cívicos e religiosos, promovendo o desenvolvimento pleno e integral dos educandos.
Santa Missa
A Santa Missa contou com a presença dos pais, alunos e profissionais do CEI Confins, além de colaboradores, antigos alunos e membros da Família de Schoenstatt do Tabor da Liberdade. As Irmãs de Maria, que zelam pela Instituição, também participaram dessa celebração especial.
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. José Genildo Bezerra da Silva, pároco da Paróquia São José, de Confins, e concelebrada pelo Pe. Dário Silva, da Paróquia Cristo Luz dos Pobres, de Contagem/MG.
Ação de Graças
Ir. M. Keiko Takase, ao final da celebração, relembrou a trajetória inicial do CEI, ao qual fez parte. Ela agradeceu a todos os benfeitores, autoridades, pais, alunos, funcionários e membros do Movimento que contribuíram com a Instituição nesses 15 anos. Para a Ir. M. Keiko, “o Centro de Educação Infantil é uma instituição onde devem desabrochar as sementes de vida. Num tempo em que reina tanta violência, maldades, egoísmo, ele surge para fazer desabrochar o reino da alegria”.
As crianças, uniformizadas com seu traje de gala, fizeram uma apresentação ao final da celebração, cantando a música da instituição. As crianças e todos os presentes se consagraram à Mãe e Rainha.
Fernando Antônio Cançado Cardoso Filho e a esposa Ivana Cajueiro, pais do aluno Henrique Cardoso, destacam a importância do Centro de Educação para a formação de seu filho: “Cada dia que passa temos a certeza de que valeu e valerá muito a pena o Henrique estar com vocês, pois o ensinam e nos ajudam a educar nosso bem mais precioso”.
Após a celebração o casal Isa e Paulo Carvalho, junto com seu filho Paulinho, presentearam brinquedos às crianças do CEI. O casal contribui com a instituição desde a sua fundação. Além deles também participaram a senhora Letícia Mares, que foi uma das primeiras professoras da instituição.
Fotos: Poliane Bôsco