Aniversário do primeiro Santuário Filial de Schoenstatt do Brasil
Juliana Gelatti Lovato – No aniversário de 71 anos do Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, repetiu-se a cena original de 1948, que teve a presença do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, unindo a igreja matriz de Nossa Senhora das Dores ao Santuário. A programação da festa iniciou-se às 9h30min, no dia 7 de abril, com a oração do terço, na matriz da paróquia. Após, a Missa lotou toda a igreja, sendo presidida pelo pároco, Pe. Moacir Piovesan, e pelo capelão do Santuário, Dom Elói Roggia.
A liturgia da Santa Missa, do 5º domingo da Quaresma, sobre misericórdia e perdão, motivou as reflexões de Dom Elói durante a homilia, na qual também relatou os testemunhos de devotos à Mãe e Rainha, que na simplicidade e confiança alcançam graças abundantes no Santuário.
“A oração mais importante é a que vem do coração, de forma espontânea. Podemos ir ao Santuário e colocar tudo o que sentimos para a Mãe de Deus e seu filho Jesus. E se não soubermos o que dizer, também não tem problema. Podemos ficar lá, apenas observando, deixando que eles falem conosco”, falou Dom Elói na homilia da Santa Missa.
Após a celebração, os fiéis partiram em procissão até o Santuário Tabor, caminhando junto da Cruz da Unidade e da Mãe Peregrina, percorrendo os passos feitos pelo Pe. José Kentenich e por Dom Antônio Reis, bispo de Santa Maria na época, para a bênção do Santuário e consagração da Paróquia Nossa Senhora das Dores à Mãe no Santuário.
Ana Paula Dal Pozzolo, da Liga de Famílias de Santa Maria/RS, testemunha: “A festa foi linda, a igreja esteve lotada, a procissão foi bem cantada, rezada e participada. A Mãe Peregrina esteve sob a condução de vários Ramos, Irmãs, juvenistas, Pioneiros/Aliados, Famílias, peregrinos, Mães, Terço dos Homens, missionários da Campanha da Mae Peregrina… enfim: uma festa!”
Chegando ao Santuário, seguiu-se um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que terminou com a bênção. Após, todos se reuniram para um almoço festivo no Centro Mariano, organizado pelo grupo de eventos da Família de Schoenstatt de Santa Maria e com a colaboração de inúmeros voluntários que muito se esforçaram para tudo dar certo.
Fotos: Ir. Maria Francisca Alves / Ir. M Lisane Gossler / Sandra Spiazzi / Dionete Munareto