IX Encontro Regional de Delegados do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Sudeste
Maria Dolores Batista Melo – O Santuário de Atibaia/SP recebeu nesse último final de semana, 27 e 28 de abril, os presidentes e assessores dos Conselhos Locais da Família de Schoenstatt do Regional Sudeste. Os objetivos do Encontro, entre outras coisas, visam favorecer o intercâmbio de vida e o discernimento em comum das vozes de Deus. A proposta é também estimular a formação de lideranças para Schoenstatt e estabelecer um “olhar ao horizonte” do Movimento e da Igreja, para um melhor cultivo do espírito nos Conselhos da Família.
A dinâmica do Encontro
No sábado, os representantes e assessores se reuniram às 9 horas, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai. Ali são convidados a abrirem os corações para receber as graças desse encontro e estreitar a vinculação entre os diversos locais.
Após o café, já reunidos na Casa Schoenstatt-Tabor, Pe. Afonso Wosny, diretor da Central de Assessores do Regional Sudeste, abre os trabalhos e aponta a linha que perpassará todo o Encontro:
– Envolvimento no lema e nas correntes de vida do ano;
– Apossar-se das ferramentas para o exercício do Conselho;
– Olhar o contexto da Igreja de hoje por meio do Sínodo da Juventude.
Seguindo essa linha, a Ir. Ana Maria Lima e a Ir. Lucia Maria Menzel aplicaram a vivência dos “4C” (quatro palavras que começam com a letra C): CUIDAR/CULTIVAR/COROAR/CETRO. Numa reflexão simples e profunda, relacionou-se a vida espiritual com a tarefa de ser presidente de um Conselho de Família.
Nem super-herói ou chefe, mas, um instrumento
Na sequência do encontro, Pe. Afonso convidou os presidentes a apresentarem as metas, os desafios e projetos dos locais para o ano de 2019, visando a construção da “nova terra mariana”. Com alegria, percebeu-se que a vida “borbulha” nos Santuários.
Na parte da tarde, às 15 horas, Pe. Afonso trouxe uma formação específica, traçando o perfil adequado a um presidente de Conselho para que a Família cresça e se desenvolva segundo aquilo que o Pai deseja. Concluiu-se que um presidente de Conselho não é um super-herói ou, muito menos, um chefe. Ele é um instrumento escolhido por Deus e que precisa estar atento para ouvir a voz divina e dar o melhor de si para a Família.
No final da tarde, Tadeu Lopes, de Caieiras/SP, apresentou uma nova ferramenta para auxiliar na organização, no planejamento e execução de projetos em cada local. O sábado encerrou-se com a Santa Missa, na praça do Santuário, ao ar livre. Pe. Marcelo Aravena fechou o dia agradecendo pelas atividades realizadas e estimulando os presidentes e assessores a darem cada vez mais de si pela missão da Mãe e Rainha.
Mão no pulso do tempo
Na manhã seguinte, a Leccio Divina abriu os corações para o Domingo da Misericórdia. Com a atenção voltada às correntes de vida atuais, houve a oportunidade de “olhar” para o caminhar da Igreja de hoje. Para isso, Lucas Galhardo, representante do Brasil no Sínodo dos Jovens e membro da Juventude Masculina de Schoenstatt, explicou a dinâmica e o ‘passo a passo’ para a realização do Sínodo.
Segundo ele, a palavra ‘sínodo’ significa “caminhar juntos” e, para muitos dos participantes, essa foi também uma grande mensagem do Encontro de Delegados de 2019. O ponto final foi colocado com a Santa Missa, pela qual todos são enviados, cheios de esperança e com Cristo ressuscitado nos corações, para construir a nova terra mariana.