Jumas e Jufem chegam a uma nova cidade
Bárbara Mélo / Arthur Correia – Iniciando o mês mariano, a Mãe de Deus atraiu para si muitos corações juvenis em Pernambuco. Assim, nos dias 4 e 5 de maio, alguns jovens da Juventude de Schoenstatt de Garanhuns, juntamente com a Ir. Glória Maria Melo, realizaram um encontro na cidade de Quipapá/PE, Diocese de Garanhuns, para apresentação do Movimento de Schoenstatt e também para apresentar os ramos Jufem (Juventude Feminina) e Jumas (Juventude Masculina). Foi proposta a implantação da Juventude de Schoenstatt na Matriz de Nossa Senhora Conceição, na Comunidade de Santo Antônio no Sítio, bem como na Comunidade na Vila dos Cruzeiros.
Os encontros, realizados na Matriz e nas comunidades, contou com uma programação recheada de muita animação e alegria pelos jovens da Jufem e do Jumas de Garanhuns, também pelas jovens que já conheciam a Jufem e os meninos que haviam participado do Encontro do Homem Novo, em Garanhuns. Após esse momento de descontração, a Ir. Glória Maria conduziu uma pequena vivência sobre a pérola e como ela se forma, fazendo então um paralelo entre a vida e a formação da pérola, visto que essa surge do sofrimento.
Em seguida, explicou sobre Movimento Apostólico de Schoenstatt, falando sobre a Aliança de Amor e a Rede de Santuários espalhados pelo mundo. Para explicar os três pontos de contato, ela fez uso de uma dinâmica com a rede, tornando mais fácil a compreensão para os jovens que estavam participando do encontro. Posteriormente, alguns integrantes da Juventude de Schoenstatt de Garanhuns partilharam como o Movimento havia ajudado e mudado suas vidas em diversas esferas, como família, estudos, vida pessoal, etc.
Juventude é alegria! Dessa forma, houve mais momentos de animação, pelos quais os jovens puderam expressar o rosto jovem da Igreja Católica. Logo após, foram divididos em meninos e meninas, para que fosse apresentado, separadamente, os ramos da Juventude de Schoenstatt.
A Jufem foi apresentada pela dirigente diocesana de Garanhuns/PE, Bárbara Mélo, enfatizando a beleza de aspirar ao ideal de ser pequena Maria, de transmitir, pelo ser, agir, pensar e falar, a imagem de Maria ao mundo atual. As jovens conheceram também o ideal nacional da Juventude Feminina de Schoenstatt e a sua profundidade, pois ser “Lírio do Pai, Tabor para o Mundo” é um chamado a ser sinal de pureza em todos os lugares onde se atua.
O Jumas foi apresentado aos meninos pelo dirigente de ramo, Arthur Correia, que destacou a importância do Vínculo à Mãe de Deus para alcançar o ideal de ser Fogo do Cristo Tabor. Traçando um paralelo com a vida do herói José Engling, falou sobre a guerra diária em busca da santidade e de como Maria ajuda nessa batalha. Destacou também o caráter jovem e missionário do Jumas, bem como foram motivados a assumirem o compromisso de buscar o ideal que inflama os corações dos jovens que fazem parte da Juventude Masculina.
A programação foi encerrada com um momento de oração, em que cada jovem ofereceu uma flor para Maria, como presente para o mês de maio. Essa flor representava o que gostariam de entregar à Mãe de Deus. E também puderam contribuir para que o Pe. José Kentenich seja um santo reconhecido pela Igreja, rezando a novena para sua canonização.