“Família de Nazaré vamos ser, de presépio até a cruz, refúgio e salvação vamos ter, no cálice do amor” (trecho do Hino Nacional do Ramo)
Karen Bueno – Sul, Sudeste, Nordeste e Paraná: todos os regionais brasileiros estão representados no encontro nacional de assessores da Liga de Famílias de Schoenstatt. Nessa terça-feira, 14 de maio, as Irmãs de Maria e os Padres de Schoenstatt que acompanham o Ramo das Famílias, em nível regional, se reuniram, em Atibaia/SP, para debater, refletir e trocar experiências sobre a caminhada da Liga no país.
A Ir. M. Fatima Dotto, do Regional Sul, explica que a tarefa dos assessores é motivar e estimular a vida na Liga de Famílias, por isso, “a importância desse encontro é para se manter a unidade do trabalho dos assessores e para analisarmos também se nosso trabalho está realmente dentro daquilo que nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, esperava”.
A Ir. M. Claudete Rauen, do Regional Nordeste, aponta: “Esse encontro é importante porque é o momento de avaliarmos o caminho em comum, o desenvolvimento e o crescimento da Liga de Famílias. Também é ocasião de, juntos, percebermos se estamos respondendo aos desafios de Schoenstatt, da Igreja e do tempo. A reunião traz sempre essa oportunidade de nos avaliarmos e de termos propostas em comum. E assim o Movimento vai assumindo essa dimensão que tem como Família de Schoenstatt”.
Um caminho de unidade
A assessora do Sudeste, Ir. Lucia Maria Menzel, recorda que “já há alguns anos vem esse empenho de unir os regionais e, próximo ao encontro da Central Nacional de Assessores, sempre há um dia no ano para se refletir sobre os trabalhos com as famílias. Nesses últimos anos também formou-se um grupo para preparar o itinerário de formação e realizar um trabalho mais unido em nível nacional no Brasil. Um grande passo foi a conquista do ideal nacional. A unidade entre os assessores estimulou o trabalho em conjunto para a conquista do ideal, unindo as famílias da Liga”.
Assuntos variados são debatidos a nível nacional, como indica o Pe. Clodoaldo Kamimura, do Regional Sul: “Esse encontro toca vários temas que estão vigentes na Liga de Famílias – como a preparação ao Santuário Lar e a preparação para a consagração de Membro da Liga. Para nós, essa reunião é importante porque, como temos um ‘continente’ para assessorar, então, tendo coisas comuns na Liga de Famílias, nosso trabalho se torna mais simples”.
Pe. Ivan Simicic, pelo Regional Paraná, salienta que o trabalho é particular e diferenciado em cada lugar, mas, apesar disso, hoje existe um rosto nacional no ramo: “Nesses últimos tempos, devido à elaboração e descoberta do ideal nacional, houve uma caminhada conjunta. Também, junto com o ideal, foi possível elaborar o hino, a oração e o símbolo. O símbolo tem sido um elemento muito unificador. Sabendo que a Liga é diocesana, ou seja, mais focada nas dioceses e paróquias de cada lugar, o símbolo, a oração, o hino são elementos que concretizam esse ideal que unifica a Liga”.
Em vinculação mútua, casais e assessores de todo o Brasil se doam para tornar concreto o ideal que os une, inspira e impulsiona: ser “Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o Mundo”.
Saiba mais sobre a Liga de Famílias de Schoenstatt