“O grande sinal no céu, a Esmagadora da Serpente quer estabelecer-se aqui, para cuidar e lutar a fim de que o demônio seja derrotado e Cristo reine e triunfe nas almas das pessoas, nas famílias e na alma do povo” [1]
Ir. M. Márcia Silva – A Família de Schoenstatt de Londrina/PR oferece o cetro à Mãe e Rainha de Schoenstatt na abertura do jubileu de 70 anos do Santuário. A celebração festiva é presidida pelo Pe. Rafael Solano Duran e concelebrada pelos sacerdotes: Pe. Dirceu Júnior dos Reis, Pe. Vitor Hugo Posseti e Pe. Júlio Fabiano Rodrigues Afonso. Essa festividade acontece na Catedral Metropolitana de Londrina, com a participação de mais de 1500 pessoas.
“Eis que faço nova todas as coisas” (Ap 21, 5). Estas palavras da segunda leitura motivam a reflexão do Pe. Rafael, quando fala dos 70 anos da presença do Santuário de Schoenstatt na cidade de Londrina. “Setenta anos de história e de evangelização. Olhar esta belíssima imagem de Nossa Senhora, Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, não significa olhar para o passado, significa deixar-se tomar pela novidade do amor de Deus”.
Empunha o cetro
O cetro é entregue à Mãe de Deus, no final da celebração, com o pedido de que ela continue a exercer seu poder e vença todas as dificuldades como Rainha, Esmagadora da Serpente e Educadora dos Povos. A oração, que precede esse momento, traz palavras do Pe. José Kentenich, por ocasião da coroação da Rainha da Filialidade Heroica, em Santa Maria/RS, realizada há 70 anos: “Mostra-te como a grande Educadora, a grande Rainha. Este é o grande pedido. Tudo isso queremos expressar, colocando agora a COROA sobre tua fronte e entregando o CETRO em tuas mãos. Amém” [2]
Em seguida, a Família de Schoenstatt segue em peregrinação ao Santuário, onde oferecem suas contribuições ao capital de graças e renovam a Aliança de Amor. Nesse momento acontece o lançamento do “Passaporte de renovação da Aliança de Amor”, que será carimbado todos os dias 18, documentando e registrando quem peregrinar ao Santuário para renovar a Aliança durante o ano jubilar.
O casal presidente do Conselho Local da Família de Schoenstatt, Reinaldo e Flávia do Espírito Santo Tiepo, conta como o Movimento deseja vivenciar esse tempo de graças em Londrina: “Vivermos, como nova geração fundadora, o legado que o Pai e Fundador nos deixou, mas também esse amor imenso que temos à Mãe e Rainha educadora. Hoje ela foi novamente coroada, pois queremos continuar o legado que o Pai nos deixou: Nada sem vós, nada sem nós!”.
Fotos: Cleber Teixeira Lima
[1] Pe. José Kentenich, Documentos de Schoenstatt, p. 136s
[2] Oração de coroação rezada pelo Pe. José Kentenich – 20.08.1949