Abre-se o jubileu de coroação da ‘Rainha da Família’
Maria Dolores Batista Melo / Joelma Melo – A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro desenvolve um projeto chamado “RIO CELEBRA”, pelo qual o Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta peregrina e celebra a Santa Missa, todos os sábados, pelas paróquias e locais determinados pela Arquidiocese. Esse Projeto tem o apoio da Rede Vida de Televisão, que transmite ao vivo as celebrações, sempre das 9 às 10 horas.
Neste último sábado, 18 de maio de 2019, o local escolhido pelo “Rio Celebra” foi o Santuário de Schoenstatt, Tabor da Redenção da Família. Nesse dia especial, a Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro renovou a Aliança de Amor conduzida por Dom Orani.
Centenas de fiéis, de vários bairros da capital e de diversas cidades do interior, saíram bem cedo de suas casas para renovarem sua Aliança de Amor, apesar de todo o caos na cidade provocado pela tempestade do dia anterior. Dom Orani foi o primeiro a chegar ao Santuário, com toda a equipe de seminaristas do Seminário São José, e escolheu o Santuário para iniciar as suas orações.
A celebração
A Santa Missa de abertura do dia, presidida pelo cardeal, foi concelebrada por Pe. Ricardo Boguslaw Batkiewicze e Pe. Jacson Maia, ambos, respectivamente, pároco e vigário da Paróquia São Sebastião, de Vargem Grande, também por Pe. Adilson Costa, capelão militar na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, em Campo dos Afonsos.
Dom Orani, na sua homilia, refletiu sobre a perseguição que os discípulos sofreram desde o início da pregação do Evangelho, conforme relato de São Paulo (At 13, 44-52), e sobre a unidade de Jesus Cristo com o Pai, onde Jesus diz a Filipe “quem me vê, vê o Pai!” (Jo 14, 7-14). Destacou também a missão dos Santuários de levarem as pessoas a conhecerem a Cristo e fazerem crescer a “boa notícia”. Afirmou que a “visita ao Santuário restaura nossa vida pela celebração, pela oração, penitência e confissão. Do Santuário podemos sair e contagiar o mundo com a boa notícia, sendo testemunhas da confiança e esperança no Senhor Ressuscitado”.
Renovação da Aliança de Amor e Ano Jubilar
No final da Santa Missa, o cardeal do Rio de Janeiro dirigiu a oração de Renovação da Aliança de Amor e, em seguida, foi anunciado solenemente a “Abertura do Ano Jubilar de 20 anos da Coroação da Mãe Três Vezes Admirável no Santuário Tabor Redenção da Família” – pois, no dia 27 de maio do ano 2000, a Mãe de Deus foi coroada neste Santuário como RAINHA DA FAMÍLIA.
Ao som de “Te Coroamos, ó Mãe” [1], o Cardeal Dom Orani rezou com o povo a oração de coroação e colocou a coroa sob a fronte da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Diante de tanta alegria e gratidão, o povo aclamou: “Rainha, aceita a coroa! Reina, vence e triunfa em nossas famílias!”
Durante este ano de preparação que se abre, a Família de Schoenstatt irá oferecer contribuições ao Capital de Graças como súplica para que a Mãe de Deus reine nos corações, nas famílias, na Arquidiocese, para que a cidade do Rio de Janeiro se torne uma NOVA TERRA MARIANA.
[1] Música: “Perfeito é quem te criou”, composição de Walmir Alencar