Um livro Jubilar do Santuário do Jaraguá, para reviver, “viver novamente”, ser parte desta história!
Sueli Vilarinho – O Santuário Sião do Jaraguá, em São Paulo/SP, comemora seus 50 anos de fundação. O resgate histórico é uma das graças deste Jubileu. Unir o tempo de fundação aos 50 anos que se passaram, atualizando essa história, foi uma homenagem realizada por meio do livro “Cor Unum In Corde Patris – 50 anos de Graças”. Ele resgata não somente datas, mas sentimentos, lutas e, principalmente, a presença da Mãe e Rainha no Jaraguá – o livro conta as histórias desse lugar abençoado.
Este livro será lançado no dia 2 de junho de 2019, durante a festa “Um dia na Casa de Maria”. Conversamos com o autor Sérgio Lambert Moreira, que pertence ao Grupo da Liga das Famílias de Schoenstatt do Jaraguá. Acompanhe:
Como surgiu a ideia de escrever esse livro?
A ideia surgiu no dia 5 de junho 2016, durante a missa em comemoração aos 47 anos do Santuário e abertura do primeiro ano do triênio de preparação ao jubileu. Quando era cortado o bolo comemorativo, pensei nas histórias sobre o Santuário que conhecia e nas muitas outras que não conhecia e como seria bom se pudéssemos registrá-las em um livro, para nós e para gerações futuras.
Como foram as pesquisas?
Depois de pensar bem sobre a ideia, procurei o Pe. Vandemir Meister (reitor do Santuário na época) e falei sobre a vontade de escrever o livro. Nesse mesmo dia acertamos alguns detalhes e ele me emprestou materiais para iniciar as pesquisas. Nesse dia também falamos de algumas informações que teríamos registradas e de outras que só poderiam ser levantadas com pessoas que viveram a história, assim fizemos uma lista de algumas dessas pessoas com quem eu deveria conversar.
Como foi a recepção dessas pessoas?
Muito boa, pois elas entenderam o objetivo do trabalho e colaboraram de maneira inestimável para que o livro se tornasse uma realidade, pois, além das histórias, abriram o seu arquivo fotográfico onde a história estava registrada.
Quais as principais histórias que estão no livro?
O livro traz desde a chegada dos Padres de Schoenstatt ao bairro do Jaraguá, à compra do terreno, lançamento da pedra fundamental, construção, inauguração e toda a vida que girou em torno do Santuário nesses 50 anos.
Quais as histórias que mais lhe chamaram a atenção?
A história da espinheira, o sentido do mapa mundi que está na frente do Santuário, as construções, a profanação, a reforma, enfim são muitas as histórias.
O livro traz algo a mais que só as histórias do Santuário?
Sim. Além da história do Santuário, o livro traz uma pequena biografia de pessoas que marcaram a vida dele: a biografia das Irmãs de Maria que tiveram sua vocação diretamente relacionadas com o Santuário Sião do Jaraguá e a biografia dos Padres de Schoenstatt.
E o que representou para você escrever essa história?
Sem dúvida marcou para sempre a minha vida, por conhecer histórias de vida totalmente vinculadas a Deus e à sua Mãe, sendo agraciadas através do Santuário do Jaraguá. Por conhecer como a Mãe de Deus escolheu esse lugar na periferia de São Paulo e, a partir daqui, distribui suas graças para incontáveis pessoas. E, pessoalmente, aprendi muito e aprofundei minha fé com as situações que vivi durante os três anos que me dediquei ao livro, principalmente com as perdas familiares que ocorreram nesse tempo.
Outro ponto foi perceber que pessoas que estavam afastadas do Santuário estão nesse momento do jubileu voltando a frequentá-lo, o que é muito bom.
Quando poderemos comprar o “Cor Unum In Corde Patris – 50 anos de Graças”?
O livro será lançado no dia 2 de junho, durante a festa do jubileu, e toda a renda líquida será doada ao Santuário. Espero que todos que tenham a oportunidade de ler esse livro e ainda não o conhecem [o Santuário], venham conhecer e que também se apaixonem por esse local de graças.
Fonte: santuariosiaojaragua.com.br